Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Um trio perigoso

Separados, os danos de Covid-19, gripe e resfriado podem ser contornados; juntos podem atingir grande parte da população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um trio perigoso para a saúde da população é formado pelo resfriado, pela gripe e pela Covid-19.

Separados, seus danos podem ser contornados. Juntos e misturados ganham extraordinária capacidade de atingir grande parte da população.

A exemplo de anos anteriores, será iniciada em São Paulo a campanha de vacinação contra a gripe e também continua a aplicação da vacina contra a Covid-19.

Uma mulher com o cabelo loiro assoa o nariz com um papel
Juntos e misturados, resfriado, gripe e Covid-19 ganham extraordinária capacidade de atingir grande parte da população - Mojca JJ/Pixabay

O resfriado é diferente da gripe. Ele apenas faz o nariz ficar escorrendo um líquido incômodo, tossir ou espirrar e sentir um desconforto na garganta.

A gripe é mais desconfortável, surge a febre, dor de cabeça, calafrios e mal-estar indefinido.

Devem prioritariamente tomar a vacina contra a gripe todas as pessoas acima dos 65 anos, as que sofrem de asma, diabetes, doenças do coração ou do pulmão, gestantes e crianças pequenas, principalmente as em idade escolar.

Os vírus que provocam a gripe ou a Covid-19 são diferentes, mas alguns de seus sintomas são comuns como febre, calafrio e cansaço, entre outros.

Uma alteração no paladar ou em relação a odores já é bem típico da Covid-19 e ela pode levar mais tempo do que a gripe para desencadear outros sintomas típicos do novo coronavírus.

Uma gripe pode evoluir para sintomas e complicações mais graves do que um simples resfriado.

Uma pesquisa realizada pela equipe de epidemiologia da Universidade de Pelotas (RS) indicou adesão de 97,5% dos 8.262 idosos que receberam a vacina contra a gripe no ano passado. Ela sugere a importância dada pelos idosos à prevenção da gripe.

O estudo foi realizado pelos professores Ana Maria B. Menezes, Pedro C. Hallal e colaboradores em 133 municípios e Distrito Federal de 26 estados brasileiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.