Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A vida depois de sofrer de Covid-19

Além dos sistemas respiratório e muscular, complicações podem surgir na área cardiovascular, renal e neurológica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diferentemente de outras doenças provocadas por vírus, a Covid-19, após a recuperação do paciente, deixa desagradáveis e diferentes lembranças.

Pode, também, não desencadear sintomas em pessoas que, sem saber, estão contaminando familiares, amigos e vizinhos com a virose (esse é mais um importante motivo para a necessidade do constante uso da máscara facial, higiene das mãos e manutenção do distanciamento social, para todos).

Na revista São Paulo Medical Journal, da APM (Associação Paulista de Medicina), os professores Paulo Manoel P. Fernandes e Alessandro W. Mariani analisam eventos que surgem em pacientes recuperados da doença, seus sintomas e complicações crônicas.

Médicos cuidam de paciente, sentado em cadeira de rodas, com Covid-19, na Indonésia
Médicos cuidam de paciente com Covid-19, na Indonésia - Agung Kuncahya B./Xinhua

Explicam os autores a necessidade de cuidados aos pacientes sobreviventes à Covid-19 que necessitem de tratamento para as constantes queixas, como dispneia (dificuldade para respirar), tosse, dor no tórax, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). Essas queixas podem surgir em pacientes que apresentem discreta sintomatologia na fase aguda da doença.

Além dos sistemas respiratório e muscular, complicações crônicas podem surgir na área cardiovascular, renal e neurológica. Nas alterações cardíacas pode surgir a miocardite, de evolução incerta, enquanto alterações neurológicas como a disfunção olfativa pode se recuperar em algumas semanas.

Problemas de memória, alteração na qualidade do sono, depressão e ansiedade também podem estar presentes nos sintomas dos sobreviventes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.