Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os perigosos espirros

Resposta do nosso organismo a alérgenos e vírus pode criar 20 mil gotículas que permanecem no ar por até dez minutos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta época de dias frios, a máscara facial e a distância social são imprescindíveis. É o período dos espirros, uma resposta do nosso organismo a alérgenos e vírus de doenças respiratórias.

Na revista Cell de junho, o professor Qin Liu e colaboradores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, identificaram a região no cérebro de ratos que desencadeia o espirro, diferente da região que controla a respiração, ambas conectadas por células nervosas.

Como um espirro pode criar 20 mil gotículas com vírus, que permanecem no ar por até dez minutos, explica o professor Liu, este é um caminho para bloquear os espirros que disseminam as doenças.
Os espirros e seus perigos também despertaram a atenção de pesquisadores de outras áreas, além da relacionada à saúde.

Forma de nariz gigante
Forma de nariz gigante - Aundry Gan/Reuters

Na revista Physics of Fluids, Michael Kinzel e colaboradores do departamento de engenharia mecânica e aeroespacial da Universidade Central da Flórida, analisaram a distância que as gotas do espirro percorrem e quanto tempo ficam no ar.

Descobriram que em um nariz obstruído ou cavidade bucal com todos os dentes, aumenta a distância e o potencial de propagação do vírus.

Como o vírus da Covid-19 é disseminado também durante os espirros sob a forma de gotículas, Kinzel destaca que, no nariz limpo e sem obstrução, a velocidade e a distância que as gotículas percorrem diminuem.

Uma forma para evitar obstrução nasal é fazer a prevenção contra a gripe e aproveitar a atual campanha de vacinação para tomar a vacina antigripal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.