Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Problema que causou internação de Dilma é doença cardíaca congênita

A ex-presidente passou por cateterismo e recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) passa bem após a intervenção realizada no Hospital Sírio-Libanês, informou sua assessoria.

A imprensa havia divulgado anteriormente que a causa da internação de Dilma estaria relacionada a uma doença cardíaca congênita denominada foramen oval, que é a persistência de um pequeno orifício no septo interatrial.

Ao nascer, a grande maioria dos bebês tem o pequeno orifício do septo interatrial (a cartilagem que separa os átrios do coração em esquerdo e direito) fechado espontaneamente.

Dilma, com máscara e colar de flores, olha para frente
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante evento na Cidade do Méxic - Francisco Cañedo/Xinhua

Entretanto, em alguns recém-nascidos permanece uma abertura mínima, sem provocar sintomas. Dessa forma, somente anos mais tarde, se surgirem sintomas cardíacos, o diagnóstico será realizado através de exames.

Na fase fetal, o sangue do átrio esquerdo passa para o átrio direito pelo orifício do septo interatrial. Após o nascimento, a manutenção do orifício é desnecessária e ele é fechado naturalmente.

Quando essa evolução não acontece, o tratamento, quando indicado, pode ser realizado através de procedimento de cateterismo cardíaco, segundo os cardiologistas especializados referem em seus trabalhos.

O fechamento do orifício residual é realizado com a colocação de uma prótese que será recoberta com o tempo pelo próprio tecido do organismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.