Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Anvisa destaca que impactos da ômicron ainda são desconhecidos

Variante detectada inicialmente na África do Sul tem dezenas de mutações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre um susto e outro pelas novas variantes que surgem, continuam se destacando as atividades da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e suas orientações técnicas especializadas para decisões governamentais relacionadas à pandemia pela Covid-19.

Em seu site estão as mais confiáveis informações sobre a pandemia e as variantes do novo coronavírus.

Em relação à variante mais recente, denominada de ômicron pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e às vacinas usadas, a Anvisa destaca não ter conhecimento, até o momento, de potencial impacto.

Inúmeras estruturas circulares azuais
Sars-CoV-2 visto por microscópio - National Institutes of Health/AFP

A agência divulga que as atuais vacinas dos laboratórios Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen permanecem efetivas na prevenção contra a Covid-19.

E recomenda que a melhor coisa que as pessoas podem fazer é a vacinação e o reforço do imunizante. Importante também manter as medidas de proteção: máscara, lavar as mãos e distância social.

O primeiro alerta sobre a ômicron chegou rapidamente da África do Sul, mas os cientistas ainda não sabem em que parte do mundo a variante surgiu.

A ômicron com suas 32 mutações em seu interior causa preocupações porque, a exemplo de variantes anteriores, podem ou não estar relacionadas a aumento de transmissibilidade e a contornar a proteção dada pela vacinação.

Algumas variantes realmente se disseminaram pelo mundo, como a delta, mas outras, como beta e gamma, parecem nunca ter ido para muito além das regiões onde surgiram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.