Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Vacina antirrábica foi desenvolvida por Louis Pasteur

Josef Meister, menino de nove anos mordido 14 vezes por um cão raivoso, foi o primeiro a receber a vacina contra raiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há mais de 130 anos, o primeiro ser humano recebeu uma vacina contra a raiva, abrindo um novo campo na área da prevenção de doenças infectocontagiosas.

Josef Meister, um menino de nove anos mordido 14 vezes por um cão raivoso, recebeu uma vacina antirábica em 6 de julho de 1885, sobrevivendo sem sequelas. Já adulto foi zelador do Instituto Pasteur e morreu em 1940, em Paris, aos 64 anos de idade.

Até hoje, uma pessoa mordida por cão raivoso se receber em seguida a vacina contra a raiva, sobreviverá a esta infecção fatal.

ilustração de livro infantil
Ilustração de "Louis Pasteur - O Cientista que Combateu os Micróbios", 24º volume da Coleção Folha - Grandes Biografias para Crianças - Reprodução
Profissional de saúde aplica vacina no braço de uma criança
Vacinação de crianças contra a Covid - Bruno Santos/Folhapress

Essa vacina e seu método foi desenvolvido por Louis Pasteur, cujas pesquisas e ensinamentos contribuíram para novos caminhos no tratamento e prevenção de várias doenças, além da profilaxia proporcionada pela vacinação.

Professor universitário, ele refutou a teoria da geração espontânea, à época vigente, com base em dados científicos. Desenvolveu o método que lembra seu nome —pasteurização— com o protocolo de aquecimento de uma substância entre 55ºC e 60ºC.

Para o consumo do leite pela população brasileira, a pasteurização do líquido é obrigatória por lei.

Pasteur é considerado uma dos franceses mais conhecidos no mundo. Na França, 361 escolas e colégios têm seu nome, além de 3.354 ruas distribuídas pelo país. No Brasil, entre outros, foi fundado há mais de 70 anos no bairro da Vila Mariana, o tradicional Liceu Pasteur.

Diversas instituições relacionadas à pesquisa e ensino, em conexão com a France Mémoire, comemoram neste ano, de janeiro a 27 de dezembro, o 200º aniversário de nascimento de Pasteur, o ano de seu bicentenário e de suas descobertas científicas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.