Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

O incômodo e irritante zumbido

Prevalência do problema aumenta a partir dos 70 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As pessoas que ouvem sons sem saber de onde vêm não devem procurar um psiquiatra ou psicólogo. O médico indicado para essa avaliação é o otorrinolaringologista e o problema tem o nome de zumbido.

Na revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, editada em São Paulo pela Fundação Otorrinolaringologia, Hend Alshabory relata que a prevalência do zumbido aumenta a partir dos 70 anos.

fone de ouvido branco
Zumbido pode prejudicar qualidade de vida; música ambiente para sobrepor ruído pode ajudar - Kaspars Grinvalds/Fotolia

Eles podem desencadear distúrbios emocionais que interferem na qualidade de vida das pessoas, além de provocar dificuldade de concentração ou insônia.

Segundo dados recentes do Military Health System dos EUA, a partir de 2020 mais de 2,3 milhões de veteranos das forças armadas americanas receberam indenização por zumbido.

O zumbido, nesses pacientes, deve ter sido causado pela exposição repetida a explosivos, motores de aeronaves ou a lesões cerebrais traumáticas.

Para os especialistas da área, o zumbido pode surgir nos dois ouvidos ou apenas em um deles, geralmente mais no lado esquerdo.

A causa do zumbido é a disfunção neural da cóclea, a parte auditiva do ouvido interno, em forma de caracol, situada no osso temporal. Também pode ser induzida por medicamentos ototóxicos como a aspirina e anti-inflamatórios, em grandes doses e em tratamentos oncológicos.

Para amenizar o incômodo dos zumbidos, os especialistas recomendam, quando indicados, aparelhos auditivos ou música e ondas sonoras agradáveis no ambiente para se sobrepor ao zumbido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.