Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Uma doença negligenciada

Doença de Chagas pode ser transmitida por via oral e por gestação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A negligenciada doença de Chagas tem tratamento, mas um dos boletins da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, EUA, informa que ela afeta cerca de 6 milhões a 7 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, com 12,5 mil mortes anuais.

Antigamente, essa doença era encontrada com frequência na população rural, em suas casas de pau-a-pique, que o professor Samuel B. Pessoa, que formou várias gerações de parasitologistas de renome internacional, denominava de ninhos de triatomíneos (barbeiros), transmissores do agente da doença, o T. cruzi.

Em trabalho de revisão e atualização publicado na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, a professora Maria Aparecida Shikamai Yasuda analisa atuais formas de transmissão da doença de Chagas.

A denominada transmissão vertical, de gestante para seu bebê, é uma forma frequente de disseminação da doença.

Por esse motivo, em reunião internacional realizada no ano passado, Argentina e Brasil com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de várias outras entidades, lançaram o compromisso de eliminar a doença de Chagas nas crianças até o ano 2030.

A professora Yasuda também destaca a transmissão oral da doença, assinalando os surtos observados na Amazônia e em países da América do Sul como Venezuela, Colômbia, Bolívia e Guiana Francesa.

No Brasil, esses surtos foram registrados em áreas não endêmicas, onde os barbeiros estão sob controle.

A contaminação dos alimentos, como o açaí e sucos naturais, é realizada com trituração concomitante dos triatomíneos ou pre- sença de suas fezes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.