Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Vacinas e vitaminas

Contra a maioria das evidências, a população acredita mais em vitaminas e suplementos alimentares do que na vacinação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Intercalados por períodos de queda ou aumento, os indicadores de transmissão do vírus Covid-19 sugerem que a virose irá permanecer em nosso meio, destacando a importância de vacinar a população.

As máscaras não são mais obrigatórias em ambientes abertos, mas deve ser usada nos meios públicos de transporte e ambientes fechados.

Das demais medidas preventivas contra a doença, além de lavar sempre as mãos, está a mal avaliada vacinação de parte da população.

Enfermeira vacina homem contra a Covid-19
Enquanto a vacina salva vidas, as vitaminas têm efeito placebo na população - Rivaldo Gomes - 4.jun.22/Folhapress

Na norte-americana Universidade Duke, o médico Peter A. Ubel analisou a incongruência da população, contra a maioria das evidências, em acreditar mais em vitaminas e suplementos alimentares do que na vacinação.

As vitaminas, explica, são necessárias para a vida e em situações específicas, como escorbuto ou raquitismo. Estudos e pesquisas já provaram haver pouca evidência de que previnem câncer, doenças cardiovasculares ou mortalidade.

Entretanto, é fácil comercializar benefícios não comprovados de suplementos vitamínicos enquanto é difícil convencer as pessoas a receber vacinas que salvam vidas e que já acabaram com doenças como a poliomielite e varíola.

Essas pessoas veem o mundo em duas partes: bom/mau ou comigo/contra mim.

Com esse pensamento dicotômico, as vitaminas estão na categoria boa e saudável; as vacinas, às vezes um braço dolorido ou sintomas semelhantes à gripe.

Com as vitaminas experimentam o efeito placebo, mais energia e maior sensação de saúde e bem-estar.
Pode-se concluir que, por mais que especialistas afirmem que os benefícios dos suplementos vitamínicos são mínimos ou inexistentes, os fatos científicos não podem competir com a experiência vivida pelas pessoas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.