Katia Rubio

Professora da USP, jornalista e psicóloga, é autora de "Atletas Olímpicos Brasileiros"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Katia Rubio
Descrição de chapéu Folha Mulher

Participação feminina no esporte aumentou, mas há espaço para avançar mais

Nas áreas de gestão e comissões técnicas o avanço não foi tão significativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parece redundante afirmar que o esporte é uma atividade que nasceu e se afirmou como masculina, mas eu insisto nesse tema. É sempre bom lembrar que a começar das escolas do século 19, onde o esporte passou a ser praticado e as regras dos jogos definidas, passando pelos campeonatos até chegar à primeira edição olímpica, o esporte era considerado dos e para os homens. Por meio dele se afirmavam a virilidade, a coragem, a força e uma vida pública totalmente compatível com um papel considerado masculino. O século 20 transformou essa representação social radicalmente.

Passado todo um século algumas questões relacionadas à presença feminina na esfera esportiva avançaram. Pouco a pouco as mulheres conquistaram o direito de competir em modalidades como a prova dos 800 metros, no atletismo, da maratona, do salto com vara ou das lutas como o judô e o boxe. A ciência não foi capaz de segurar em suas mãos o argumento de que as mulheres eram frágeis e incapazes de participar dessas provas. Isso porque as mulheres também conquistaram espaços preciosos nas universidades e nos laboratórios de pesquisa, acabando assim com uma profecia autorrealizadora de incapacidade de muitos feitos, tanto acadêmicos como esportivos.

Se no campo competitivo essa realidade sofreu importantes transformações, na gestão e nas comissões técnicas o avanço não foi assim tão significativo. Na década de 1990 teve início a uma política de cotas, instituindo a obrigatoriedade do preenchimento de determinados números de postos em confederações e comitês olímpicos. Não precisou de muito tempo para se perceber que além das vagas era preciso capacitação para que os cargos fossem ocupados com competência. Acostumadas a desafios, as mulheres rapidamente se empoderaram e atualmente marcam presença com habilidade e eficiência nas altas esferas do esporte internacional.

No Brasil, entretanto, essa ainda não é uma prática comum. Tomando o Comitê Olímpico do Brasil como referência observa-se que a Assembleia Geral, instância maior de deliberação, é o retrato de um cenário obsoleto. Composta pelos brasileiros membros do COI, presidentes de confederações e representantes dos atletas a desigualdade é alarmante. Há apenas uma mulher presidente entre 39 confederações e apenas 5 entre os 12 representantes dos atletas são mulheres. Ou seja, há ainda muito o que construir.

Esse desequilíbrio não é casual.

Embora os atletas sejam a razão de ser do esporte são eles também a parte mais frágil da estrutura esportiva. Sujeitos a um sistema nem sempre transparente lutam para sobreviver às muitas mazelas que os inserem ou retiram das grandes competições. Some-se a isso diferentes tipos de assédio que foram naturalizados ao longo de décadas e apenas agora passam a ser tratados não apenas como imorais, mas também ilegais. No topo da cadeia alimentar estão os dirigentes que definem índices, verbas e comissões técnicas, que em efeito cascata definem a vida dos atletas. Quando observada essa estrutura de poder entende-se porque ali se encontram nenhuma ou poucas mulheres.

A meio-campista Andressa passa por marcadora durante jogo da seleção brasileira feminina de futebol
A meio-campista Andressa passa por marcadora durante jogo da seleção brasileira feminina de futebol - Christopher Hanewinckel - 2.mar.19/USA Today Sports

A membrana que reveste o poder é muito resistente e quase impermeável. Mas, graças a mulheres que entenderam que era preciso ocupar espaços determinados como masculinos que faz esse texto hoje ser publicado.

Que haja na história do esporte outras tantas Aídas, Jackies, Irenices, Soraias. É tempo de multiplicar Maria Helenas, Emilys, Camilas, Rosicleas, Yukos e Letícias para as posições de técnica e presidentes. Esse é o futuro que desejo para o esporte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.