Katia Rubio

Professora da USP, jornalista e psicóloga, é autora de "Atletas Olímpicos Brasileiros"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Katia Rubio

Filme sobre ginastas dos EUA mostra anos de dor causada pelo silenciamento

'Atleta A', disponível na Netflix, aborda abuso sofrido pelas atletas da ginástica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O silenciamento é uma prática de opressão. É a cegueira da palavra que poderia manifestar abuso, corrupção ou qualquer outro ato ilícito. É a manifestação obscura de um poder que, ainda que temporal, marca a vida daqueles e daquelas que se encontram submetidos a uma estrutura permissiva, reforçadora de práticas opressivas.

Nestes 20 anos de pesquisa com a memória dos atletas olímpicos brasileiros, ouvi muitas histórias, várias delas registradas em vídeo. Sem medo, sem culpa. Com nomes e sobrenomes de pessoas que se aproveitaram do momento e do lugar de poder que ocuparam.

É sabido que o poder inebria e ilude o desatento. Faz crer que a cadeira e a mesa físicas ocupadas em uma sala protegida por paredes, portões e seguranças armados representam uma imunidade eterna garantida por aquilo que se pode barganhar no momento. Triste ilusão.

Todo poder é temporário, mas os atos realizados durante o período de posse de um cargo não se apagam com a desocupação da sala ampla e pomposa usada como símbolo de autoridade. Ou seja, cargos são efêmeros. A consequência dos atos de quem os ocupa, não.

Também nas minhas andanças mundo afora ouvi relatos de atletas que não se dispuseram a denunciar algo durante a entrevista gravada. Muitos e muitas esperaram que a câmera fosse desligada para retomar a narrativa sobre a dor do abuso. Moral, físico ou sexual. Que dor! Que marca na alma!

Quanto cuidado e reparo seriam necessários para que aquilo descolorisse até ficar apenas uma pequena mancha. Mas não. O surgimento de novas denúncias de abuso faz reviver a cena, tornando presente o abuso guardado.

A sociedade parece caminhar numa direção sem volta naquilo que se refere às injustiças passadas. E no esporte não há de ser diferente. A violência deixou de ser naturalizada.

A demissão das técnicas búlgaras do time nacional suíço de ginástica rítmica por abuso moral aponta nessa direção. Entretanto, o que chama a atenção é que a denúncia não partiu de nenhuma atleta do atual time. E isso tem uma razão de ser. Temerosas por perderem uma vaga tão desejada, atletas se submetem a todo tipo de mau-trato para manter sua posição, autorizando assim as atitudes abusivas de toda ordem.

Na Suíça, no Brasil ou nos Estados Unidos, o roteiro é o mesmo, submetendo atletas aos desmandos de pessoas despreparadas ou mesmo psicopatas.

O documentário “Atleta A” (disponível na Netflix), sobre o abuso sofrido pelas atletas da ginástica artística do time estadunidense, mostra isso. Foram anos de silêncio e dor. Foram gerações de meninas submetidas ao sofrimento nas mãos de um médico contratado por uma instituição esportiva. Foram inúmeras as denúncias acobertadas por essa mesma instituição. Nada ali é ficção.

A questão que fica é: quantas foram as carreiras interrompidas pela negativa em se resignar aos desmandos de um sistema de acobertamento? É difícil saber, porque o silenciamento leva a um mutismo patológico, cuja superação exige apoio jurídico e psicológico.

A questão que persiste é o que de fato as entidades esportivas estão fazendo para que isso não volte a ocorrer? Quantas Iliana Dineva e Aneliya Stancheva ainda insultarão atletas dedicadas e competentes? Quantos Larry Nassar terão sua conduta facilitada por instituições omissas e preguiçosas, impedindo que meninas cheguem onde Simone Biles está? Quantas Joanna Maranhão serão necessárias para que uma lei seja criada para proteger as vítimas de violência e de abuso?

Se o esporte é um fenômeno regulado por um valor como o respeito, é preciso ouvir, acolher e tomar providências quanto a denúncias. As novas gerações agradecem.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.