Katia Rubio

Professora da USP, jornalista e psicóloga, é autora de "Atletas Olímpicos Brasileiros"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Katia Rubio

Próximas eleições do COB são acompanhadas com muita atenção

Será o primeiro pleito após anos de um estilo de governança escandalosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As origens do esporte remontam a um tipo singular de sociedade, na qual a juventude masculina era preparada para ocupar papéis de liderança mundo afora.

Os colonizadores de então não precisaram de mais do que algumas décadas para deixar marcas no esporte amador (aquele que é feito por amor) que constituem o imaginário esportivo até os dias atuais.

Essa prática aristocrática expandiu-se de forma global como valor cultural de um grupo minoritário, porém poderoso, da sociedade europeia. Atendendo aos interesses desse grupo, que por razões óbvias não desejava repartir o poder, foram criadas as instituições e as regras que determinariam os rumos do esporte até o presente.

Para o criador do Movimento Olímpico, Pierre de Coubertin, o COI e seus derivados comitês olímpicos nacionais deveriam ser uma organização não ideológica, organizada em torno de uma elite independente de correntes políticas e de governos nacionais.

Preocupado em manter a isenção e a autonomia, propunha que sua criação fosse apolítica e apartidária. Regida por um sistema político próprio, essa estrutura foi sustentada na força dos comitês olímpicos nacionais, mas principalmente na cooptação e atuação de seus pares.

Denominado "princípio da representatividade reversa", os membros do COI são embaixadores do olimpismo em seus países, não representantes nacionais no comitê internacional.

Nas palavras de Coubertin: "Nós não somos eleitos... Existe qualquer outra coisa que pudesse irritar mais a opinião pública? O público tem visto de maneira crescente o princípio da eleição se expandir, gradualmente, colocando todas as instituições sob seu domínio... Bem, nós temos muito prazer em tomar a responsabilidade por essa irregularidade e não estamos nem ao menos preocupados com ela."

É fundamental que esse pensamento seja contextualizado. Em um período tensionado por conflitos armados e marcado pelos regimes totalitários, a democracia era vista como ameaça à estrutura de um grupo ainda pequeno e frágil. Daí a máxima que muitos insistem em afirmar em pleno século 21, de que esporte e política não se misturam.

Política é a arte ou a ciência de governar. Ou seja, todo e qualquer grupo social, para se manter organizado e atuante, precisa desempenhar a política. Se o ser humano é, pelo seu próprio ser, um animal social, "não há melhor critério para definir o que é o político, em sentido estrito, do que entender a ação política como a capacidade de participar", como diria Aristóteles.

Comitê Olímpico do Brasil tem eleição para presidente marcada para 7 de outubro
Comitê Olímpico do Brasil tem eleição para presidente marcada para 7 de outubro - Rafael Bello/COB

Isso quer dizer que, se obrigatoriamente nas instituições esportivas e olímpicas é necessário ter alternância de poder entre os mandatários, certamente haverá a necessidade de se praticar política. A questão que se coloca, portanto, é a forma como esse exercício se dá.

No presente, diferentemente do passado, a sociedade exige transparência, mesmo de instituições que se declaram independentes de governos nacionais e autônomas em relação aos sistemas estabelecidos.

Por isso, as próximas eleições do Comitê Olímpico do Brasil são acompanhadas com tanta atenção. Será o primeiro pleito após anos de um estilo de governança escandalosa, que resultou na queda de seu presidente. Das 4 chapas inscritas a princípio, agora restam 3.

Se todo ser humano é um animal político, é fundamental que se aprenda a participar da prática da política.

Políticos não são aqueles que procuram conquistar e exercer o poder, mas todos os envolvidos com a instituição da qual participam.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.