Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

O perigo da defesa dos direitos humanos na América Central

Não são tempos fáceis para aqueles que defendem a vida e o meio ambiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Dardo Justino Rodríguez

Analista, comunicador e consultor independente para organizações e agências internacionais

Na madrugada de 2 de março de 2016, a renomada defensora dos direitos humanos Bertha Cáceres, que organizou o povo Lenca, o maior grupo indígena de Honduras, em sua luta contra a represa Agua Zarca, foi assassinada em sua casa. A construção estava prevista para ocorrer no noroeste do país, no rio Gualcarque, sagrado para as comunidades e vital para sua sobrevivência. Mas a campanha conseguiu que o maior construtor de represas do mundo, a empresa estatal chinesa Sinohydro, retirasse sua participação no projeto hidrelétrico.

Desde então, houve 39 assassinatos de defensores dos direitos humanos indígenas e ambientais em Honduras. Entre as principais vítimas estão líderes camponeses e étnicos, advogados e jornalistas. A este número devem ser acrescentados os jovens líderes Garifuna que foram sequestrados por soldados e não voltaram a aparecer.

Estes não são tempos fáceis para aqueles que defendem a vida e o meio ambiente na América Central, especialmente nos países do chamado Triângulo do Norte: El Salvador, Honduras e Guatemala. O primeiro passo da estratégia para silenciá-los foi estigmatizá-los e difamá-los através de fake news na mídia e nas redes sociais. Quando isso não foi suficiente, o lawfare foi-lhes aplicado com energia e determinação, até que fossem presos, julgados e condenados na maioria dos casos. E quando isso não foi suficiente, eles recorreram ao assassinato.

Ativistas seguram cartazes com a foto de Berta Cáceres durante audiência judicial de um dos suspeitos - Orlando Sierra-10.out.19/AFP

No dia 22 de abril passado, no Dia da Terra, a ONG Alianza por la Solidariedad-Action Aid, denunciou a falta de compromisso dos países da América Latina e do Caribe com o acordo internacional de Escazú, patrocinado pela ONU. O Acordo, adotado em 2018, visa garantir a segurança das pessoas e grupos que defendem a vida e o meio ambiente. No entanto, até agora o tratado foi ratificado por apenas 12 dos 46 países e territórios da região.

Na verdade, entre os países que não assinaram o acordo estão a Guatemala e Honduras, que estão entre os países com maior número de ataques contra líderes e referências de lutas ambientais.

“A mercantilização dos recursos naturais custa a vida de muitas pessoas, daqueles que são assassinados e daqueles que são presos por anos, como o guatemalteco Bernardo Casal Xol, que deve ser lembrado em dias como este (...)", disse Almudena Moreno, chefe de Desenvolvimento Sustentável da ONG Alianza por la Solidariedad-Action Aid, em 22 de abril.

Além dessas agressões, há limitações à liberdade de expressão e fake news. O objetivo é destruir o tecido social das comunidades, cooptando setores através de subornos e assim quebrando a solidariedade comum. Outros métodos são a destruição de plantações familiares ou comunitárias ou a vigilância constante por parte dos militares, da polícia ou de indivíduos das próprias comunidades, cooptados para agir como executores de seus próprios vizinhos.

Segundo o relatório "Criminalização dos defensores dos direitos humanos na América Central", apresentado no fórum digital "Quando a justiça se torna injustiça", estes grupos --que respondem às elites que concentram o poder-- atacam e intimidam suas vítimas, amparados por um sistema de impunidade que os protege de qualquer ação judicial.

"A criminalização é o uso de marcos legais, estratégias e ações político-judiciais com a intenção de tratar a defesa dos direitos humanos como ilegítima ou ilegal", disse Anabella Sibrián, diretora da Protection International Mesoamerica na Guatemala, participante do fórum.

Entretanto, para o advogado hondurenho Edy Tábora, diretor do Comitê para a Expressão Livre (C-Libre) "em Honduras, após o golpe de Estado de 2009, foi implementado um modelo de desapropriação que modificou o marco legal relacionado à concessão de recursos naturais, e também foi implementado um modelo político que afetou todos os cidadãos".

O encarceramento em prisões de segurança máxima por participação em manifestações, a prisão preventiva de defensores ambientais por anos, a proibição de organizações de direitos humanos e a perseguição de protestos pacíficos são algumas facetas da crescente criminalização dos direitos humanos e dos defensores ambientais no Triângulo Norte da América Central.

O que distingue a criminalização de outros ataques é o uso seletivo de leis como forma de perseguição. Isto dá à repressão uma falsa aparência de legitimidade, fazendo com que as pessoas percebam claramente a onipotência do Estado e das megaempresas.

O caso de Sonia Sanchez, defensora dos direitos humanos da Organização das Mulheres de Santo Tomás em El Salvador, é um exemplo. Ela e três outros defensores do meio ambiente enfrentam acusações de coação por se oporem a um projeto habitacional que afetará o meio ambiente de seu município.

Mesmo quando essas pessoas ganham seus processos e são absolvidas dos crimes inventados para criminalizá-las, a perseguição não para. Muitas vezes as empresas continuam com ameaças e ataques a suas casas, colheitas ou gado. Estes ataques, além disso, não são dirigidos apenas aos líderes. Muitas vezes seus seguidores também são vítimas de perseguição, com o objetivo de intimidá-los e assim impedi-los de se organizar e agir como uma comunidade.

O panorama, já assustador, é ainda mais desolador dada a falta de perspectivas de que os grupos dominantes entrincheirados no poder nos três países do Triângulo do Norte cedam a suas posições. Pelo contrário, está previsto um aprofundamento de suas ações repressivas, protegidas por uma impunidade quase total, para o futuro. Os movimentos sociais, apesar do crescente apoio internacional, ainda não têm a capacidade e o poder para reverter a situação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.