Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

Economia do Peru está atolada na armadilha de renda média

País não tem cadeia produtiva que absorve o capital humano de várias indústrias de alta produtividade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Álvaro Zapatel

Economista e professor-adjunto no Instituto de Empresa em Madri, é mestre em administração pública pela Universidade de Princeton (EUA).

José de la Torre Ugarte

Trabalhou como consultor em várias instituições governamentais, agências de comunicação e organizações sem fins lucrativos. Possui um MBA pela Pacífico Business School (Lima) e um MS em Marketing pela EAE Business School (Madri).

Em 1992, James Carville, estrategista de campanha de Bill Clinton, pendurou um cartaz em sua sede com três mensagens: “Mudança versus mais do mesmo”, “Não se esqueça do sistema de saúde”, e "é a economia, estúpido". Bill Clinton acabaria popularizando o discurso sobre a economia, porque a frase, enquanto política, é convincente: o eleitorado tende a se preocupar com a saúde de sua economia.

O indicador mais tangível da força econômica é o nível de emprego. A capacidade de um governo de gerar empregos persiste como o fato fundamental que permite prever seu potencial de sucesso ou fracasso.

No caso do Peru, sua economia está atolada no que é chamado de armadilha de renda média, o que significa que este país não tem uma cadeia produtiva que absorve o capital humano de várias indústrias de alta produtividade. Mas então, no Peru, de que vivem as pessoas?

Homem vende chapéus em rua de Lima, no Peru - Mariana Bazo - 13.nov.2020/Xinhua

Os 53% da economia peruana se baseiam no setor de serviços, de acordo com o último relatório do Statista para o ano 2020. Restaurantes, hotéis, lojas, táxis e atividades similares representam mais da metade do Produto Interno Bruto do país. Este setor é o maior empregador em um país com altos níveis de informalidade (mais de 70%), fato que tem uma correlação óbvia com este fenômeno. Todos vendem o que podem e como podem.

Prevê-se que até 2024, os 58% da população peruana economicamente ativa trabalhem no setor de serviços. Com as medidas restritivas devido à pandemia há um ano sobre os cidadãos e a crise gerada pela polarização política nas eleições, sabemos de antemão que outro período de incerteza política e econômica está chegando e que afetará principalmente este setor majoritário e vulnerável.

Enquanto persistir a informalidade, os incentivos perversos que impedem uma maior sofisticação no desenvolvimento deste segmento, e a precariedade do emprego, o setor de serviços parece estar condenado à estagnação. Neste contexto, é imperativo gerar mecanismos para aumentar a formalização, o crescimento e a produtividade.

O setor de serviços altamente heterogêneo é de mão-de-obra intensiva, especialmente em países ameaçados pela armadilha de renda média, como o Peru, e posterga indefinidamente o adiamento da automação que permitiria aumentar a produtividade.

Para resolver parte deste problema, destaca-se a boa prática realizada pela Espanha, através de instituições públicas que promovem a tecnificação do comércio exterior, como ICEX Spain Export and Investment, entidade que tem gerado alianças entre produtores regionais espanhóis e grandes atores internacionais do setor logístico, como é o caso da Amazon, para se posicionarem como marcas premium.

Algumas das empresas beneficiadas pelo ICEX, vendem volumes de centenas de milhares de euros por mês e têm menos de cinco funcionários, uma vez que o comércio eletrônico lhes permitiu reduzir os custos.

O Peru precisa fortalecer suas diferentes cadeias de produção com burocracias que vão além de levar os produtores a competições e feiras internacionais, e gerar acordos que permitam vender maiores volumes através de denominações de origem e com qualidade certificada, ou seja, em bloco e para o setor premium internacional.

Na Amazon, hoje podemos ver que, graças à gestão conjunta de produtores e empresas exportadoras, existe uma seção chamada "Products from Spain", que mostra o melhor deste país, e cujos principais compradores estão no exterior, gerando melhorias de produtividade devido à entrada de moedas estrangeiras, como a libra esterlina do Reino Unido, que é o principal comprador desta seção da Amazon.

As discussões entre os candidatos presidenciais, e suas respectivas propostas, muitas vezes se assemelham a listas de compras: eles listam desejos e raramente ouvimos ou lemos sobre como tais promessas serão conduzidas, uma vez que os cidadãos normalmente não exigem mais detalhes a serem fornecidos a este respeito.

Do ponto de vista econômico, sabe-se que existem poucas maneiras de aumentar a produtividade: choque tecnológico ou através do treinamento da população economicamente ativa e sua educação orientada a certas indústrias.

Se a isto acrescentarmos o precário nível de aptidão da força de trabalho peruana, o panorama é, no mínimo, desafiador. Por exemplo, de acordo com o PIAAC (Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos) da OCDE, menos de 0,5% da PEA peruana possui habilidades mínimas de trabalho e menos de 1% possui habilidades mínimas em matemática lógica para o trabalho.

Então, com um milhão de novas pessoas que serão acrescentadas à força de trabalho, entre 2020 e 2024, devemos nos perguntar: onde e sob que condições trabalharão? O que produzirão? Para que indústrias contribuirão? Como se encaixam em uma estrutura estratégica produtiva? A colaboração e a transferência de conhecimento proporcionada é viável?

Poderia-se, por exemplo, incluir grandes distribuidores globais como a Amazon, para gerar uma cadeia com maior produtividade e garantir um futuro melhor a esse milhão de pessoas, com empregos pagos acima da linha de subsistência, evitando o subemprego e promovendo novos empreendimentos.

É uma obviedade dizer que, para poder exportar se requer ter boas relações com outros países e uma visão globalista da economia. Por isso, é desencorajador ouvir propostas eleitorais de fechamento das fronteiras comerciais a fim de gerar processos endógenos de industrialização que já provaram ser ineficazes para alcançar maior produtividade e melhorar o capital humano.

No Peru, infelizmente, a vocação para propor políticas públicas sem nenhuma base de provas abunda e aqueles que perdem, como sempre, são os que menos têm. Portanto, com o objetivo de melhorar o nível da discussão política peruana, lembramos a frase com a qual este artigo começou, mas com uma mudança: é o emprego, estúpido.

www.latinoamerica21.com, uma mídia plural comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.