Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

O bloqueio migratório no México fortalece o crime organizado

O aperto das medidas repressivas só aumenta o custo econômico da migração para os cidadãos da América Central

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Barrachina Lisón

É professor da Universidade Anáhuac México e do Instituto Mexicano de Estudos Estratégicos de Segurança e Defensa Nacionais (SEDENA).

As imagens das caravanas de migrantes tentando deixar a cidade de Tapachula e sua neutralização por agentes do Instituto Nacional de Migração (INM) e da Guarda Nacional chocaram mais uma vez a comunidade internacional.

Nas últimas semanas, quatro caravanas de cerca de 400 pessoas, principalmente centroamericanos, haitianos e venezuelanos, foram dispersadas após chegar até pouco mais de 40 quilômetros de Tapachula.

A violência do "resgate" de migrantes –como as autoridades a descrevem– que se refletiu em diferentes meios de comunicação levou à sanção de pelo menos dois agentes do INM.

Nessa cidade fronteiriça do sul do México, como em outras do norte do país, milhares de migrantes estão concentrados à espera de documentação para continuar sua viagem aos Estados Unidos.

A presença de mais de 80 mil migrantes, em uma cidade com uma população de cerca de 354 mil habitantes, tem um impacto significativo na convivência dos cidadãos da cidade.

A falta de resposta e de recursos por parte das autoridades de migração mexicana também não contribui para a gestão eficiente da "migração documentada e ordenada".

De janeiro a julho de 2021, o INM emitiu apenas 23.670 cartões de visitante por razões humanitárias e 11.768 cartões de residente permanente para reconhecimento de refugiados em todo o país.

Número recorde de migrantes retidos em 2021

Desde 2015, a patrulha de fronteira dos EUA deteve uma média anual de meio milhão de migrantes, que se soma aos que o INM "resgatou" no México e enviou de volta aos seus países de origem.

Em 2019, durante a administração Trump, a patrulha de fronteira deteve 977.509 migrantes. Em 2020, no auge do alerta pandêmico, o número de detentos voltou a meio milhão, e em julho de 2021, na administração Biden, um número histórico de 1.331.822 havia sido alcançado.

As caravanas não tinham futuro a partir do momento em que começaram a se organizar.

Sem estruturas de apoio, como as oferecidas pelo crime organizado ou redes familiares, é impossível que os migrantes atravessem o México, razão pela qual o número de pessoas detidas pelas autoridades americanas só pode ser compreendido por duas razões: uma intensificação pelo governo dos EUA das medidas para impedir a passagem de migrantes ou o fortalecimento do crime organizado no negócio de contrabando de migrantes indocumentados para o norte.

No início da administração de López Obrador, a intenção do México era abrir as fronteiras e promover o desenvolvimento econômico no sudeste do país e na América Central para que os centroamericanos não tivessem incentivo para deixar seus lugares de origem.

As pressões de Donald Trump bloquearam essa afirmação, e desde a criação da Guarda Nacional, que havia sido imaginada para combater o crime organizado, ela foi encarregada de neutralizar os migrantes na fronteira sul do México. Desde 2019 o México "resgatou" 496.189 migrantes indocumentados e retornou pouco menos de 300 mil a seus países de origem.

Os efeitos da pandemia

A epidemia de Covid não teve nenhum efeito em desencorajar as travessias de migrantes.

A redução do número de detidos em 2020 se deve mais ao relativo "relaxamento" das autoridades de imigração do que à redução da passagem de migrantes que têm passado com maior ou menor dificuldade em direção aos Estados Unidos desde os anos 1980.

O aperto das medidas repressivas do governo dos EUA e a pressão sobre o México para fazer o mesmo só servem para fortalecer o crime organizado e aumentar o custo econômico da migração até o norte para os cidadãos da América Central.

Os migrantes em Tapachula são os pobres dos pobres e estão condenados a esperar por uma resposta do governo mexicano ou tentar outras rotas.

Há muitos pontos na fronteira sul do México em que eles poderiam se aventurar de forma mais discreta e bem-sucedida, mas esses são controlados por diferentes grupos do crime organizado e são perigosos, especialmente se não se conhece o território.

A rota Ceibo-Tenosique, no estado de Tabasco, que faz fronteira com o Departamento de Petén, na Guatemala, ou a rota vizinha Bethel-Corozal, cruzando o rio Usumacinta no caminho para Palenque, em Chiapas, são dois exemplos de rotas amplamente utilizadas por migrantes centroamericanos nos últimos anos e que ainda não geraram gargalos como a que se formou em Tapachula.

Nas próximas semanas é muito provável que o problema se espalhe para esses outros polos migratórios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.