Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu
LATINOAMÉRICA21 Ásia

O que há de novo nos investimentos chineses na América Latina e no Caribe?

As relações são de particular interesse porque são mercados que demandam no âmbito de estratégias de internacionalização e ganhos em competitividade global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Virginia Papini

Pesquisadora associada do Centro de Estudos Ásia-Pacífico e Índia da Universidade Nacional de Tres de Febrero na Argentina e membro da Rede China e América Latina: Abordagens Multidisciplinares

No início do século 21, a China está se posicionando como potência mundial, baseando sua política externa em seu crescimento econômico dinâmico, em seus objetivos de "desenvolvimento pacífico" e em seu movimento acelerado em direção a um processo profundo de reconversão produtiva e tecnológica.

Neste contexto, as relações com a América Latina e o Caribe são de particular interesse porque são mercados que demandam seus bens e serviços, seus fabricantes e tecnologias, no âmbito de estratégias de internacionalização e ganhos em competitividade global. Como resultado, as relações comerciais, financeiras e de investimento com a ALC têm aumentado, com algumas particularidades durante a última década.

Principais características do investimento chinês na região

Até 2010, o investimento estrangeiro direto chinês estava concentrado principalmente em setores como energia, mineração e agricultura. Mas nos últimos dez anos, o IED das empresas chinesas adquiriu cada vez mais peso na América Latina. Incentivadas pelas oportunidades de negócios no Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia, as empresas chinesas (em sua maioria estatais) voltaram sua atenção para a América Latina com o objetivo de se posicionarem não apenas nos setores extrativos, mas também nos serviços comerciais e financeiros e na produção industrial e manufatureira.

No final do século 20 até 2009, a região atraiu IED chinês no valor de 7 bilhões de dólares, segundo a CEPAL. A partir de 2010, houve um aumento significativo, com um fluxo estimado de IED chinês se aproximando de US$ 14 bilhões, equivalente a 11% do total de IED recebido pela região. Três quartos deste montante corresponderam a duas aquisições na indústria petrolífera pela Sinopec (China Petroleum & Chemical Corporation) no Brasil e pela China National Offshore Oil Corporation na Argentina.

Como estes indicadores mostram, o IED chinês estava principalmente ligado à necessidade de satisfazer sua demanda por petróleo e gás (segurança energética), recursos naturais e agroalimentares (princípio da segurança alimentar); insumos críticos para garantir seu desenvolvimento econômico, e escassos em nível doméstico.

Ao mesmo tempo, as empresas chinesas procuram novos mercados na América Latina e Caribe, as ETN procuraram melhorar sua competitividade, e os grandes bancos estatais procuraram financiar projetos para o desenvolvimento de infraestrutura que facilitasse o fluxo de bens e serviços através de melhorias na conectividade bioceânica intra-regional. Desta forma, os empréstimos dirigidos, por exemplo, pelo Industrial and Commercial Bank of China, formaram uma densa malha de interesses que hoje interliga ambas as partes.

Uma nova fase?

A verdade é que desde então, o IED canalizado por empresas estatais e/ou privadas chinesas, assim como os créditos direcionados a projetos de infraestrutura, têm aumentado. Atualmente, os investimentos chineses são orientados para os planos de internacionalização de empresas estatais e privadas através de fusões e aquisições, aquisições de empresas ou investimentos diretos em projetos Greenfield.

Eles também diversificaram em setores como geração de energia renovável, produção automotiva, telecomunicações e a exploração de minerais estratégicos como cobre, lítio e nióbio. Segundo a CEPAL, os anúncios de investimento das empresas chinesas na América Latina e no Caribe por setor para 2020 incluem o setor automotivo e de autopeças (44%), o setor de energia renovável (17%), o setor de serviços financeiros (11%) e o setor de bens de consumo (6%). A consolidação do IED chinês também se reflete no setor de agricultura, pesca e agroquímicos, logística e infraestrutura de transporte, com uma participação crescente na construção de infraestrutura digital.

Embora os investimentos nos setores tecnológicos sejam atualmente de pequena escala, as empresas tecnológicas chinesas estão começando a ter uma presença na região, ligada ao desenvolvimento do comércio eletrônico.

Grandes empresas de tecnologia chinesa, que são fundamentais para a implementação dos projetos da Rota da Seda Digital, estão mostrando uma presença crescente na ALC, investindo em centros de dados, redes de telecomunicações e projetos de cidades seguras; projetos favorecidos porque dezenove países latino-americanos assinaram memorandos de entendimento no âmbito da Iniciativa de Cinturão e Rota.

De acordo com o Monitor do OFDI chinês na ALC, os investimentos em novos projetos, embora de nível inferior, parecem estar ligados a setores-chave para o desenvolvimento sustentável da região, tais como energia renovável e veículos elétricos, e outros voltados para a economia digital, onde as empresas chinesas estão na vanguarda da tecnologia global. Esses investimentos estão geralmente ligados a atividades de comercialização ou montagem, em vez de fabricação ou pesquisa e desenvolvimento.

Em resumo, o aumento da participação das empresas chinesas, em uma primeira etapa, é verificado através de fusões e aquisições; enquanto em uma segunda etapa, as compras diretas ou projetos Greenfield surgem como indicadores de interesse de investimento na região.

Além dos setores tradicionais (energia, mineração, manufatura, agroalimentar), em uma etapa posterior, os investimentos são direcionados para setores de manufatura mais complexos a fim de integrá-los às cadeias de valor locais e regionais. Projetos de infraestrutura também estão acompanhando estas tendências, apoiados financeiramente por bancos estatais chineses como o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o Bank of China ou o China Development Bank (CDB).

As tendências indicam que o interesse de investimento de grandes e médias empresas chinesas públicas e privadas na região continuará a aprofundar seu compromisso com setores intensivos em tecnologia, como telecomunicações, redes de Internet, plataformas digitais e comércio eletrônico. Estas suposições são confirmadas pelo posicionamento de empresas de tecnologia como Alibaba, Huawei com seus projetos de IA, Lenovo e ZTE, entre outras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.