Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

Juan Orlando Hernández, do Olimpo aos abismos

Ex-presidente de Honduras é acusado pela Procuradoria do Distrito Sul de Nova York de tráfico de armas, crime organizado e narcotráfico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Dardo Justino Rodríguez

Analista, comunicador e consultor independente para organizações e agências internacionais

Chegou o tão temido dia que manteve os seguidores do ex-presidente de Honduras e os seus aliados acordados à noite: ver o "chefe" algemado dos pés às mãos, com correntes que eram mais duras na alma do que no corpo. Um epílogo humilhante para tantos anos de abuso, corrupção e conluio com os narcotraficantes.

Os meios de comunicação mostraram um acorrentado Juan Orlando Hernández (JOH), o mesmo que, há cerca de nove anos, disse, muito seguro de si: "Eu serei um novo Tiburcio Carías Andino", referindo-se ao ditador nacionalista que governou o país com punho de ferro durante 16 anos em meados do século 20.

Carías Andino nunca foi detido ou julgado pelos seus crimes, mas os tempos mudaram. A ironia é que aqueles que agora pedem a sua prisão e extradição são os mesmos que em 2017 apoiaram a sua reeleição ilegal e fraudulenta.

Então presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández discursa, segurando o microfone com a mão direita, durante o oitavo aniversário da Polícia Militar de Ordem Pública, em Tegucigalpa, capital do país
Então presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández discursa durante o oitavo aniversário da Polícia Militar de Ordem Pública, em Tegucigalpa, capital do país - Orlando Sierra - 24.ago.2021/AFP

Os caminhos até a detenção

Eram conhecidos os anseios de certos atores americanos de extraditar JOH para julgá-lo pelo seu envolvimento com o narcotráfico desde que assumiu a presidência do Congresso em 2010.

E, não contente com esses 12 anos, a Justiça dos Estados Unidos acusa-o de conluio com o comércio ilegal de drogas desde 2004.

JOH é acusado pela Procuradoria do Distrito Sul de Nova York de tráfico de armas, crime organizado e narcotráfico. Alega-se que esteve envolvido em uma violenta conspiração para traficar cerca de 500 toneladas de cocaína para os Estados Unidos desde 2004 até a presente data.

Segundo a embaixada de Washington em Tegucigalpa, como parte dessa conspiração, o ex-presidente recebeu milhões de dólares em subornos e lucros de vários cartéis do narcotráfico. Em troca, protegeu os narcotraficantes da investigação e da prisão, embora, sob pressão, tenha permitido a extradição de vários deles.

Já há algum tempo, o Ministério Público que o investiga o incluiu nos documentos de julgamento de vários narcotraficantes hondurenhos, incluindo um dos irmãos de JOH, o outrora inefável e sorridente Juan Antonio Hernández, conhecido como Tony, atualmente cumprindo longa pena em uma prisão norte-americana.

Embora o ex-presidente tenha sido citado poucas vezes pelo seu nome, sabia-se que o "coconspirador 4" (CC4) era, sem dúvida, ele.

JOH sempre se defendeu negando a relação, acusando aqueles que o ligavam ao tráfico de drogas, todos eles em julgamento no referido Ministério Público, de testemunhar contra ele por vingança, uma vez que permitiu a sua rendição ao sistema judicial dos EUA.

Vale notar que a figura da extradição foi aprovada a pedido do próprio JOH, que naqueles dias nem sequer sonhava que o seu irmão e ele próprio pudessem ser objeto da medida.

Desde que JOH perdeu a sua imunidade como presidente, as especulações têm sido abundantes. A maioria pensava que haveria refúgio na Nicarágua, graças à sua "profunda amizade" com Daniel Ortega.

Outros pensavam que o seu destino poderia ser Israel, e alguns dos seus seguidores, os mais fiéis ou ingênuos, que ele ficaria no país e enfrentaria os seus acusadores.

Nada disso aconteceu, ou seja, JOH ficou, mas não por coragem, e sim porque desde antes de entregar o poder formal estava sob vigilância constante do pessoal infiltrado da DEA (Administração de Fiscalização de Drogas) e do FBI, os mesmos que, discretamente, participaram em sua detenção.

Por outro lado, talvez Ortega tenha tido a intenção de asilar seu amigo, mas, dadas as circunstâncias, é provável que se arrependeria.

Uma coisa é dar abrigo a dois ex-presidentes salvadorenhos acusados de corrupção no seu país, mas outra, muito diferente, é dar abrigo a um acusado de narcotráfico pelos Estados Unidos.

Ortega não está em condições de seguir provocando Washington, muito menos com um tema que lhe é totalmente alheio. O próprio presidente da Nicarágua deixou isso claro pouco depois da detenção de JOH: "A Nicarágua não é um refúgio para os criminosos".

Policial escolta o ex-presidente Juan Orlando Hernández em sua chegada ao Palácio da Justiça para participar de sua primeira audiência de extradição em Tegucigalpa, capital de Honduras
Policial escolta o ex-presidente Juan Orlando Hernández em sua chegada ao Palácio da Justiça para participar de sua primeira audiência de extradição em Tegucigalpa - 16.fev.2022/AFP

​O que se segue para JOH?

A Corte Suprema de Justiça (CSJ) de Honduras nomeou como juiz para o caso um magistrado profundamente ligado à comitiva do ex-presidente e a todas as suas artimanhas e truques judiciais para perseguir e silenciar os seus inimigos.

Edwin Francisco Ortez Cruz, 42, foi assistente da ex-juíza da Câmara Civil, María Elena Matute de Hernández, cunhada de JOH e irmã de Oscar Raúl Matute, ex-secretário do Interior do governo de fato de Roberto Micheletti Bain.

Desde então, segundo fontes do tribunal, ela tem sido um elemento dentro do Poder Judiciário para que JOH e os seus aliados alcancem os seus objetivos.

Entretanto, o presidente da CSJ, Rolando Edgardo Argueta Pérez, que tem sido um fiel apoiador de JOH desde a sua nomeação, parece tê-lo convidado para tomar chocolate quente com biscoitos integrais no seu próprio gabinete, quando o ex-presidente foi levado pela primeira vez ao CSJ para ter conhecimento das acusações contra ele.

Uma atitude de deferência sem precedentes, mas... será que o presidente do CSJ se atreverá a ir mais longe? Será que o juiz responsável terá a coragem de ir contra o poder quase onipotente dos EUA?

É de esperar que lealdades, amizades e até interesses comuns sejam deixados para trás. No entanto, os rumores, os boatos e as especulações mais absurdas correm pelas ruas de Honduras, enquanto o novo governo ainda não terminou de se instalar.

O ideal teria sido julgá-lo em Honduras, o que pretende, muito tardiamente, o procurador-geral Oscar Chinchilla, como uma artimanha para evitar a extradição.

Entretanto, os líderes do partido do ex-presidente, outrora fiéis militantes do juanorlandismo, ou permanecem em silêncio ou dizem que "todos devem assumir a responsabilidade pelo que fizeram". O cúmulo do cinismo.

Tradução de Giulia Gaspar

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.