Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

O candidato surpresa encabeça as pesquisas na Costa Rica

As dúvidas se evaporaram, e Rodrigo Chaves poderá se tornar o próximo presidente do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enrique Gomáriz Moraga

Sociólogo, participou da Zona Aberta e da refundação do Leviatã. Foi consultor internacional de PNUD, UNFPA, GIZ, IDRC e BID

Uma vez publicados os resultados das pesquisas de intenção de voto realizadas em fevereiro pela Universidade Nacional (UNA) e pela Universidade da Costa Rica (UCR), as dúvidas sobre as preferências políticas para o segundo turno das eleições presidenciais de 3 de abril parecem ter sido dissipadas.

Ambas mostram uma vantagem confortável, de mais de dez pontos, a favor de Rodrigo Chaves, do partido Progresso Social Democrático, sobre José María Figueres, do partido Liberación Nacional.

Esses resultados, que mostram uma diminuição notável dos indecisos, que agora se encontram em 15%, confirmam os resultados da primeira pesquisa que foi realizada para o jornal La República, que deu para Chaves 49% das intenções de voto frente aos 33% de Figueres, a qual muito poucos analistas levaram a sério.

Agora, esses números são 43% e 30%, segundo a UNA, e de 46,5% e 36%, segundo a UCR.

Isso criou surpresa e alarme entre muitos observadores, que se perguntam sobre as causas dessa forte preferência a favor de Chaves.

Rodrigo Chaves, candidato presidencial na Costa Rica, discursa em seu QG eleitoral; ele usa óculos e tem cabelos curtos espetados e cavanhaque
Rodrigo Chaves, candidato presidencial na Costa Rica, discursa em seu QG eleitoral - Randall Campos - 7.fev.2022/AFP

​Um dado importante é que a competição ocorre em um contexto em que a opinião pública dos eleitores mostra um alto índice de rejeição dos candidatos. Segundo a pesquisa da UNA, praticamente metade dos consultados não gosta de nenhum deles, mas, ainda assim, a maioria afirma que irá votar.

As causas da rejeição diferem de acordo com o candidato.

Segundo a pesquisa da UCR, Figueres é culpado por uma suposta corrupção no caso ICE-Alcatel durante sua presidência –47% dos entrevistados afirmam que esse antecedente influencia "muito" seu comportamento de voto.

Por sua parte, Chaves é questionado por uma denúncia de assédio sexual que enfrentou quando trabalhava no Banco Mundial. Esse assunto influencia "muito" para 38% dos pesquisados e não influencia em nada para 40% deles.

Ou seja, o questionamento de Figueres por corrupção pesa significativamente mais que a acusação de assédio sexual contra Chaves. Isso tem relação com a imagem negativa de Figueres, que é cerca de 49%, em comparação com uma imagem negativa de 27% para Chaves.

Por outro lado, os observadores coincidem acerca de que a inclinação favorável para Chaves tem relação com a acentuada insatisfação das pessoas comuns com a ordem social e política da Costa Rica.

Inclusive há quem retrate o candidato como um messias salvador ao estilo de Donald Trump. Uma dedução apressada que merece ser contrastada.

É verdade que nos Estados Unidos também houve uma rebelião do povo contra as elites, algo que pode ser visto na Costa Rica de hoje.

Entretanto, Chaves apresenta um programa e uma ideologia política muito diferentes, com base na "social-democracia moderna", como declarado em sua plataforma.

Por outro lado, questiona-se a forma assertiva do candidato e seu planejamento de contornar os obstáculos institucionais para empreender as medidas necessárias, mas isso é precisamente o que seus eleitores solicitam: alguém que seja capaz de superar o entrave institucional no qual se apoia o insultante status quo.

Nesse contexto, é relevante o fato de o partido de Chaves contar com só 9 deputados de um total de 47, algo que sugere uma contradição virtual entre sua forte iniciativa presidencial e a necessidade que terá de negociar no futuro, caso vença.

O temor nos círculos políticos e culturais a esse respeito poderia ser minimizado se o outro fator que favorece Chaves fosse superado, que é a aguda divisão das forças políticas mais relevantes.

Pode ser que parte da sociedade decida escolhê-lo por sua rejeição das elites, mas a alta intenção de voto a seu favor também decorre do deslize dos votos dos outros partidos no primeiro turno em direção a seu canal eleitoral.

Há uma alta proporção de eleitores sociais-cristãos e do oficialista Partido de Ação Cidadã que declararam que votarão em Chaves, além de eleitores procedentes de várias forças do centro emergentes, como o Partido Liberal Progressista, que conseguiu seis deputados na eleição passada.

José María Figueres, adversário de Rodrigo Chaves no segundo turno da eleição presidencial na Costa Rica, manda beijo a eleitores depois da votação do primeiro turno
José María Figueres, adversário de Rodrigo Chaves no segundo turno da eleição presidencial na Costa Rica, manda beijo a eleitores depois da votação do primeiro turno - Mayela Lopez - 6.fev.2022/Reuters

Tudo indica que, no momento, a rejeição ao ex-presidente Figueres é mais poderosa que o medo do comportamento presumivelmente hiperpresidencial de Chaves, apesar de boa parte das elites culturais e políticas, de uma forma um tanto paradoxal, tenderem a caricaturá-lo.

Resta saber se a rebelião contra as elites e a divisão política baseada em velhos rancores continuará até o final desta peculiar campanha eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.