Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21

Ser transexual na América Latina é uma tortura

Brasil inclui pessoas trans na lei de combate à violência contra a mulher, mas realidade ainda é de violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vinícius Ferreira Baptista

Professor associado da UFFRJ e doutor em Políticas Públicas pela UERJ

No início de abril deste ano, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Brasil constituiu, por unanimidade, o entendimento de que a Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha (LMP), se estende e se aplica aos casos de violência doméstica ou familiar contra mulheres transexuais.

A Corte entendeu que as agressões sofridas pela vítima (uma mulher transexual), cometidas por seu pai em sua casa, alcançaram o dispositivo do artigo 5 da LMP, configurando uma violência baseada no gênero e não no sexo biológico, e determinou a aplicação das medidas protetivas requeridas nos termos do art. 22 da referida Lei.

Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, primeiro presídio brasileiro a receber presos LGBT's, em 2009, abriu ala especial para mulheres transexuais com salas de costura, informática e salão de beleza em 2019 - Isis Medeiros/Folhapress

O recurso do Ministério do Estado de São Paulo ao STJ para o reconhecimento do direito à aplicação da LMP para uma mulher trans foi a terceira tentativa, pois o juízo de primeiro grau e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negaram os pleitos, ponderando que a LMP se referia apenas ao sexo biológico. Tal afirmação das duas instâncias inferiores contrariou a Recomendação 128 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que observa um protocolo para julgamentos com perspectiva de gênero.

A tese em si neste julgamento envolvia o questionamento de aplicabilidade da LMP às mulheres trans. Ainda que a LMP se refira a violência com base no gênero, as cortes de primeira e segunda instância aplicavam o entendimento de violência com base no sexo biológico.

A controvérsia, portanto, é sintetizada em trecho da decisão do relator no STJ, ministro Rogerio Schietti, o qual afirma:

"Este julgamento versa sobre a vulnerabilidade de uma categoria de seres humanos [pessoas trans], que não pode ser resumida à objetividade de uma ciência exata. As existências e as relações humanas são complexas, e o direito não se deve alicerçar em discursos rasos, simplistas e reducionistas, especialmente nestes tempos de naturalização de falas de ódio contra minorias".

Há de ser considerado que Ação a Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26 e o Mandado de Injunção 4733 criminalizaram a homofobia e a transfobia nos moldes da Lei 7716/89, equiparando ao crime de racismo.

As Cortes de 1ª e 2ª instância provocam o STJ

A questão da violência contra mulheres trans e sua reivindicação aos remédios previstos na LMP e na Lei nº 13.104/2015 (lei do Feminicídio) é objeto de disputa em juízos de primeiro grau e nas turmas colegiadas de Tribunais de Justiça no Brasil, os quais acabam levando os casos à discussão no STJ, como ocorreu acima.

Em 2019, a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios decidiu que o conceito de feminicídio deve alcançar mulheres transgêneros no caso de uma tentativa de feminicídio com base no ódio à condição de transexual da vítima, caracterizando menosprezo e discriminação ao gênero feminino da vítima (a qual contava com alteração do registro civil).

Uma decisão recente do STJ de 15 de dezembro de 2020, no âmbito do HC 541237/DF, determinou que é o Tribunal do Júri quem deve delimitar a aplicação ou não da qualificadora de feminicídio à vítima transexual.

Neste caso, a Defensoria Pública do Distrito Federal havia impetrado habeas corpus para afastar a aplicação da qualificadora de feminicídio, o que foi negado pelo STJ, por situar que na agressão à vítima, os acusados caracterizaram menosprezo à condição de mulher, ao verbalizarem para a vítima "virar homem".

Ser transexual na América Latina é uma tortura

O desrespeito aos pronomes, aos nomes sociais e às identidades de gênero, violência física, emocional, sexual, além de suicídios e assassinatos fazem parte da conjuntura violenta da realidade das pessoas trans.

De acordo com o Dossiê 2022 da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), três a cada quatro mulheres trans e travestis sofrem algum tipo de violência ao longo de 2021.

A Antra destaca que, em 2021, foram contabilizados 140 assassinatos de pessoas trans, sendo 135 travestis e mulheres transexuais e 05 casos de homens trans – apontando o Brasil como o país mais letal comparado internacionalmente.

Já o relatório "Transrespect versus Transphobia Worldwide" da ONG Transgender Europe (TGEU) destaca que quatro em cada 10 assassinatos de pessoas trans no mundo ocorrem no Brasil.

O relatório "La cartografía de los asesinatos de las personas trans y de género diverso", do Observatório da Violência Contra pessoas Trans na America Latina e Caribe, aponta que na região ocorreram 277 casos em 2020, com concentração de vítimas com até 30 anos e profissionais do sexo.

O "Relatório de Mapeamento Legal da International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association", de 2019, aponta que a América Latina é um espaço de proximidades e contrastes no direito das pessoas trans.

O reconhecimento de gênero foi aprovado em onze países na região. Todavia, o reconhecimento pela autodeterminação sem comprovação de intervenções cirúrgicas ocorre apenas na Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica e Equador. O Uruguai é o único país em que há legislação específica de garantia de direitos às pessoas trans.

Ao mesmo tempo, há permanência da questão da prostituição e sua criminalização direta associada às atividades de profissionais do sexo (em que pessoas trans encontram fonte de renda, tendo em vista a exclusão no sistema formal de emprego) — como na Argentina, em que a prostituição organizada é ilegal, mas a "particular" não é, desde que não seja realizada em vias públicas.

Ou criminalização indireta por multa — como no caso do Uruguai, que, mesmo reconhecendo legalmente o trabalho sexual, acaba por delimitar horários, vestimenta e comportamentos "que não afetem a sensibilidade das famílias".

Ou a criminalização suspensa, em casos como na República Dominicana, em que o código penal prevê a prostituição como crime, mas a Suprema Corte do país entendeu pela despenalização da prostituição, mantendo apenas como crime o proxenetismo.

Há ainda a criminalização de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo (e com/entre pessoas trans), que ainda ocorre em Belize; ou no caso de atentado moral aos bons costumes, no Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Por uma Agenda de Direitos às Pessoas Trans

A reivindicação de direitos de pessoas trans no Brasil e na América Latina perpassa pela afirmação de sujeitos de direitos, mobilizando e associando a categoria "gênero" ao sexo como interdependentes em construção social junto à violência e desigualdade.

Tal medida, inclusive, teve ecos a partir do movimento realizado a partir da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, ao decidir que pessoas trans não podem sofrer discriminação no trabalho.

Se reforça um movimento jurídico que agrega a defesa dos direitos e afirmação à vida sem violência. Leis não previnem e sequer acabam, por si só, com a violência, mas são um passo na exigência de ação do Estado em defesa de pessoas trans. Consequentemente, forçam o confronto com leis que criminalizam, para que sejam revogadas.

O sentido, destarte, é reescrever a base normativa que serve de interpretação aos litígios para que pessoas trans possam exercer os mesmos direitos e prerrogativas daqueles que exercem em maioria na sociedade. É um longo caminho para a consolidação de uma agenda, mas que vem a passos sem volta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.