Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

O fortalecimento do dólar diante das moedas latino-americanas

Veremos como as autoridades monetárias da região respondem para defender suas moedas sem prejudicar suas exportações e economias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diego Buitrago-Mora

Mestre em economia e finanças pela Universidade Autônoma de Barcelona

David Castells-Quintana

Professor de economia aplicada na Universidade Autônoma de Barcelona

No primeiro semestre de 2022, o mundo enfrentou um cenário de incerteza econômica, dado, entre outros aspectos, pelo aumento acelerado do consumo pós-pandemia e a invasão da Ucrânia, fatores que contribuíram para um aumento generalizado dos preços, ou seja, a temida inflação.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a inflação está aumentando em todo o mundo e os preços dos alimentos e da energia estão atingindo níveis históricos.

Em resposta a essa tendência inflacionária, os bancos centrais estão aumentando as taxas de juros em uma tentativa de esfriar as economias.

De fato, a Reserva Federal dos EUA (Fed, na sigla em inglês) aumentou sua taxa de juros de referência para uma faixa de 1,5% a 1,75%, a mais alta nos últimos 30 anos.

Isso impulsionou o fortalecimento do dólar, a ponto de ter alcançado a paridade de um para um com o euro, algo que não acontecia desde 2002.

O Banco Central Europeu (BCE) respondeu, e nesta semana aumentou as taxas de juros em meio ponto, o maior aumento em 22 anos.

Cédulas de cem dólares
Cédulas de cem dólares - Yuriko Nakao - 11.mai.2021/Reuters

O fortalecimento do dólar e as moedas latino-americanas

Um dólar mais forte em um contexto global instável gera movimentos massivos no caso dos mercados emergentes, como os latino-americanos, com relação aos investimentos em dólares, o que leva a uma escassez da moeda e, consequentemente, a um aumento de seu preço.

Somado a isso, as tensões locais levaram a um enfraquecimento das moedas da região, particularmente nas últimas semanas.

As moedas das seis maiores economias da região têm apresentado uma tendência ascendente, particularmente acentuada na Colômbia, no Chile e no Brasil, e um pouco mais estável no México e Peru.

Entretanto, a tendência média é a de um encarecimento do dólar, ou seja, as moedas latino-americanas estão se depreciando em relação à moeda norte-americana.

Em comparação com o início de junho, um dólar custa hoje 16% mais na Colômbia, 14% no Brasil e Chile, 8% no México e 6% no Peru.

Na Argentina é 8% mais caro, porém é o único país onde o preço oficial do dólar é estabelecido pelo Banco Central.

O peso chileno e o peso colombiano, os mais desvalorizados

Desde janeiro de 2022, o peso chileno tem sido o mais desvalorizado da região. Um dólar é 9,6% mais caro que no início do ano, e chegou a seu máximo histórico em 14 de julho, quando subiu para 1.060,63 pesos.

Há várias razões pelas quais a moeda chilena está entre as mais desvalorizadas do mundo até agora em 2022.

O Chile é o maior produtor de cobre em escala internacional, e a China, seu principal parceiro comercial, de modo que a queda no preço do metal teve um efeito direto sobre a economia do país.

Segundo a Bloomberg, o metal perdeu quase um terço de seu valor desde o preço máximo alcançado em março; além disso, o artigo acrescenta, os fechamentos pela Covid-19 na China estão corroendo a demanda.

Por outro lado, a nação austral está em um processo de intenso debate político interno. O presidente Gabriel Boric, que está no cargo desde março, tem baixos níveis de aprovação e um plebiscito se aproxima, em 4 de setembro, com a pretensão de aprovar uma nova Constituição política.

O peso colombiano é a segunda moeda mais desvalorizada até agora em 2022.

No país produtor de café, pagava-se uma média de 4.070 pesos por dólar em janeiro. Em 22 de julho, a moeda foi cotada a uma média de 4.424 pesos por dólar, um aumento de 8,7%. Além disso, em 12 de julho, o dólar atingiu um máximo histórico e foi cotado a 4.665 pesos por dólar.

Vale notar que a tendência até meados de abril era a oposta (o peso colombiano estava se valorizando em relação ao dólar) e chegou a um mínimo de 3.690 pesos por dólar.

Entretanto, a incerteza devido à corrida presidencial na qual foi definida uma mudança de rumo político, juntamente com os fatores externos já mencionados, despertou uma incerteza inicial que teve um efeito sobre o preço do dólar.

Cédulas de real, com as notas de 100, 50, 20, 10 e 2
Cédulas de real - Vanderlei Almeida - 19.dez.2011/AFP

E o resto da região?

A volatilidade como resultado do contexto mundial significou que o aumento do preço das matérias-primas beneficiaria a América Latina (grande produtora de commodities) na primeira parte do ano. Essa tendência, no entanto, variou de país para país.

No Brasil, embora nas últimas semanas tenha havido um processo de desvalorização do real em relação ao dólar, ao analisar o panorama desde o início de 2022, a variação do preço é negativa: um dólar custa hoje 2,7% menos do que em janeiro.

Esse caso é semelhante ao do sol peruano, que perdeu sua posição em relação ao dólar desde junho, mas se tornou mais barato desde janeiro: um dólar custa 2% a menos.

A tendência no México está próxima de zero; comparado com seu preço médio em janeiro, um dólar é apenas 0,49% pesos mexicanos mais caro.

A Argentina é um caso excepcional. Além do estrito controle cambiário, tem uma das taxas de inflação mais altas do mundo. Esse ambiente causa fortes tensões para as autoridades monetárias, uma situação recorrente no país.

Em conclusão, em um contexto global imprevisível com a incerteza da pandemia, da guerra, da inflação e da instabilidade política, é de se esperar que a volatilidade da taxa de câmbio continue.

Teremos que ver como as autoridades monetárias da região respondem para defender suas moedas sem prejudicar suas exportações e economias. Esda nunca é uma tarefa fácil.

Tradução de Giulia Gaspar

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.