Laura Carvalho

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, autora de "Valsa Brasileira: do Boom ao Caos Econômico".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Carvalho
Descrição de chapéu copom juros

Baixa concorrência dificulta queda dos juros ao consumidor

Só um aumento da Selic tiraria os holofotes da relação entre alta concentração bancária e lucro dos bancos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn - Adriano Machado - 3.abr.18/Reuters

Como a redução na taxa básica de juros da economia pelo Banco Central não trouxe uma queda proporcional na taxa de juros cobrada pelos bancos aos consumidores, os analistas econômicos voltaram a se interessar por uma questão que some do debate sempre que a Selic é mantida elevada: os spreads bancários —diferença entre o que os bancos pagam para captar recursos, que segue a Selic, e o que cobram para emprestá-los— têm uma dinâmica própria.

Em apresentação à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na terça-feira (24), o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Murilo Portugal, citou os dados do Banco Central de 2017 para culpar a inadimplência, que representa 55,7% do spread bancário no Brasil, pelo problema.

Mas, mesmo se fosse verdade que o nível elevado dos spreads se deve à alta inadimplência, isso não explicaria o porquê de a queda da inadimplência para o seu menor patamar desde 2011 não ter levado a nenhuma redução nos juros cobrados. Ao contrário, os spreads subiram nos últimos meses.

Além disso, em março deste ano, o Banco Central reduziu substancialmente o compulsório —o percentual dos recursos que os bancos são obrigados a manter como reservas na autoridade monetária—, o que também era defendido como forma de reduzir os custos do setor e, assim, os spreads. 

Caso seja aprovado o cadastro positivo, aumentará também o grau de informação dos bancos sobre seus clientes: a abertura do histórico de crédito, em tese, permitiria reduzir os juros cobrados dos “bons pagadores”.

Longe de mim subestimar a criatividade do setor bancário brasileiro, mas é possível que, depois de todas essas medidas e diante de evidências cada vez mais claras de que as taxas de juros são escorchantes, venham a faltar novos pretextos.

Só um novo ciclo de aumento da Selic tiraria os holofotes da relação entre a alta concentração bancária e os lucros dos bancos. Não seria a primeira vez.

Em 28 de fevereiro de 2012, alguns meses após o início da redução rápida da taxa básica de juros que marcou o início do primeiro governo Dilma Rousseff, o então presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, declarou: “O spread bancário continua sendo uma prioridade do governo. Nós temos trabalhado com medidas que vão entrar em vigor que vão ajudar a reduzir o spread”. 

Além do cadastro positivo, Tombini anunciou a criação de uma Central de Risco de Crédito que aumentaria o grau de informação dos bancos.

Em abril daquele ano, o governo optou por adotar uma estratégia mais agressiva: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal comunicaram um corte em suas próprias taxas de juros. 

Apesar do furor da Febraban, a medida forçou HSBC, Santander, Bradesco e Itaú a reduzir suas taxas. Caso contrário, perderiam participação no mercado para os bancos públicos.

A partir de abril de 2013, diante da desvalorização do real e da aceleração da inflação, o Banco Central acabou iniciando novo ciclo de alta dos juros básicos, fazendo com que os spreads saíssem mais uma vez de cena.

Mesmo considerando que o governo Dilma errou ao reduzir a Selic de modo demasiado brusco, sem criar as condições para tal, a política de redução dos spreads não só cumpriu com seu objetivo como desnudou algo que o setor bancário faz de tudo para esconder: os juros sobre os empréstimos caem quando os bancos sofrem concorrência de quem cobra menos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.