Laura Carvalho

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, autora de "Valsa Brasileira: do Boom ao Caos Econômico".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Carvalho

Dos motivos de Antônio

Discurso que culpa algum grupo da sociedade pela crise pode ter ganho apelo na eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em coluna publicada nesta Folha na segunda-feira (5), o professor Marcus André Melo ressaltou a necessidade de olhar a onda conservadora ao redor do mundo a partir de lentes distintas. 

Enquanto no Reino Unido ou nos EUA a perda de empregos industriais derivada da globalização poderia explicar o apelo do populismo de direita, o mesmo não valeria para países como o Brasil, que, ao contrário, surfaram na onda do forte crescimento chinês e do boom das commodities nos anos 2000.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL)
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) - Walterson Rosa/Folhapress

“Não houve revolta de perdedores da globalização nem contra elites internacionalistas. Pelo contrário: foi sob a égide de um redistributivismo forte que sobreveio um desvario fiscal de amplas consequências. (...) Foi assim a frustração dos 'ganhadores da globalização', sua revolta contra a corrupção e a reversão brutal de expectativas que balançaram o pêndulo dos eleitores de média renda e baixa identidade programática. Não foram ameaças a seu status que geraram a reação”, conclui Melo.

Não há dúvidas de que o cenário externo favorável foi fundamental para que o país conseguisse combinar, nos anos 2000, crescimento econômico maior, equilíbrio fiscal e redução das desigualdades na base da pirâmide.

A universalização de benefícios sociais, a valorização do salário mínimo e a geração de empregos formais em setores de serviços e construção civil contribuíram para que a renda dos mais pobres crescesse em um ritmo maior do que a renda média.

O que não houve foi redistribuição do topo para a base. Os 10% mais ricos mantiveram sua alta parcela na renda nacional, causando o fenômeno que o pesquisador Marc Morgan, da Paris School of Economics, chamou de “classe média espremida”: as faixas intermediárias perderam participação na renda nacional entre 2002 e 2014.

Desde a desaceleração da economia e, sobretudo, na recessão de 2015 e 2016, esses trabalhadores viram sua situação econômica se deteriorar também em termos absolutos.

Como apontei na coluna “A escolha de Antônio”, publicada na quinta-feira (1º), os dados do Datafolha sugerem que a maior perda de votos do PT nessas eleições presidenciais em relação a 2014 se deu justamente entre os trabalhadores com diploma de ensino médio e renda familiar mensal entre dois e cinco salários mínimos, cujos domicílios estão situados na faixa entre os 40% mais pobres e os 20% mais ricos.

Não é possível, portanto, afastar a hipótese de que, assim como no caso dos perdedores da globalização nos países ricos, a insegurança econômica pesou para a migração de votos de trabalhadores de classe média baixa no Brasil.

Diante do desemprego crescente e da estagnação de salários, o discurso que direciona a culpa a algum grupo da sociedade —o imigrante, as minorias, os comunistas ou os “corruptos do PT”— pode ter ganho apelo.

Em artigo recente intitulado “Brazil Divided: Hindsights on the Growing Politicisation of Inequality”, Morgan e Gethin mostram, a partir de dados do Datafolha, que a faixa dos 40% intermediários na distribuição de renda atribui maior peso na escolha de seu candidato à corrupção e à segurança do que os 50% mais pobres e para emprego e saúde do que os 10% mais ricos.

Quando se emplaca o discurso de que a falta de emprego, renda e saúde pública de qualidade é culpa da “roubalheira do PT”, fica um pouco mais difícil separar as coisas. Aqui, como lá fora, é tarefa do pesquisador se debruçar sobre tais fenômenos sem perder de vista a sua complexidade, identificando tanto os traços comuns quanto os particulares. Dados não faltam.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.