Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch

Rio de Janeiro precisa de um político enfadonho como Alckmin

Segurança e política fiscal são talvez as duas únicas áreas em que o tucano tem algo a mostrar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Difícil pensar numa figura menos carioca que Geraldo Alckmin. O governador paulista não tem molejo, não conta piada, não constrói teleféricos no morro. Mas é justamente um picolé de chuchu como Alckmin que o Rio de Janeiro mais precisa neste momento.

Violência e crise fiscal são os dois problemas mais graves que os fluminenses enfrentam. A morte da vereadora Marielle Franco é mais um episódio de uma triste sequência que nos faz perder a esperança com a moralização da polícia, a pacificação das favelas e a queda na taxa de homicídios no Estado.

Mas o Rio sequer tem dinheiro para a gasolina das viaturas da Polícia Militar. Nos anos de bonança, Sérgio Cabral foi o governador que mais aumentou os gastos com pessoal, deixando o Estado vulnerável a quedas de arrecadação.

 Geraldo Alckmin olhando para o relógio
O governador de SP Geraldo Alckmin participa do Fórum Mundial da Água - Pedro Ladeira - 20.mar.2018/Folhapress

Hoje o Rio não tem dinheiro para pagar funcionários públicos nem para manter hospitais, delegacias ou universidades. Por falta de verbas, a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) cortou mais da metade das vagas em 2018.

Pois segurança e política fiscal são as duas áreas (talvez as únicas) em que Alckmin tem algo a mostrar.

Quando vai a reuniões políticas, o governador leva na bolsa um gráfico plastificado. A imagem compara a evolução da taxa de homicídios no Brasil com a de São Paulo. Enquanto no país a taxa oscilou ao redor 30 homicídios por 100 mil habitantes, em São Paulo ela caiu quase quatro vezes de 2001 até o ano passado.

Mesmo se houver alguma maquiagem nessa estatística, é difícil negar que a violência está muito menos grave em São Paulo do que já foi –ou do que no resto do país.

Outro “cartão de visitas” que Alckmin costuma carregar é o das contas públicas. É verdade que a arrecadação não caiu tanto em São Paulo quanto no Rio. Ainda assim, Alckmin conseguiu fazer R$ 1,5 bilhão sobrar no caixa em 2016, quando a arrecadação caiu 7,7%. Como diz este editorial da Folha, “o governo paulista conseguiu controlar despesas e evitar o quadro de interrupção de serviços públicos e de pagamento de salários observado em outros estados”.

Mas não dá para saber se o governador vai conseguir reverter essas qualidades em votos de mineiros, cariocas e nordestinos na eleição presidencial.

Primeiro, porque nenhum eleitor vai escolher um político porque ele sabe manter o equilíbrio das contas públicas. Não só o Rio de Janeiro –o mundo todo costuma preferir os políticos festivos e perdulários. Não fosse assim, os países não teriam hoje 58 trilhões de dólares em dívida pública.

Além disso, a falácia da narrativa deve agir contra Alckmin durante a campanha. Apesar da violência ter diminuído, a impressão das pessoas é outra. Como São Paulo é muito populoso, não faltam casos no noticiário para impressionar a eleitores e fazê-los desconfiar dos números.

O melhor de Alckmin é o que ele não faz. Não gasta mais do que arrecada. Não atrapalha demais. Não tem autoestima necessária a uma tolice desastrosa como as de Dilma Rousseff, nem audácia ou esperteza suficientes para criar um grande esquema de corrupção. Não chega a ser um grande político –mas, se comparado a um Sérgio Cabral...

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.