Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch

Bela Gil, Marcos Palmeira e o Greenpeace contra o meio ambiente

Burocracia para registro de agrotóxicos impede a entrada de produtos mais modernos e seguros no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O projeto de lei para agilizar a liberação de agrotóxicos no Brasil provocou revolta de artistas e ambientalistas nas últimas semanas. Marcos Palmeira, Zezé Polessa e outros atores gravaram um manifesto contra o projeto que, segundo o ator Érico Brás, “vai colocar mais agrotóxico na comida do povo brasileiro”. Bela Gil foi à Câmara com cartazes de protesto; o Greenpeace até instalou uma bomba de mentira na audiência que discutia a questão.

A apresentadora Bela Gil protesta contra a mudança no registro e uso de agrotóxicos em sessão da Câmara
A apresentadora Bela Gil protesta contra a mudança no registro e uso de agrotóxicos em sessão da Câmara - Pedro Ladeira-19.jun.18/Folhapress

Eis mais um caso de ativistas que agem contra a própria causa. Quem se preocupa com o impacto ambiental da agricultura no Brasil deveria torcer por menos entraves à inovação nessa área.

Justamente para lucrar o máximo possível, as fabricantes de agrotóxicos respondem a demandas da sociedade. No passado, a eficiência e o preço de um defensivo importavam mais que a biossegurança. Cientistas do ramo costumam dizer que os agrotóxicos eram como metralhadoras –matavam pragas e muitas outras coisas ao mesmo tempo.

Por exigência do ambientalismo, mais forte na Europa e nos Estados Unidos que no Brasil, os defensivos funcionam cada vez mais como snipers –precisos e com pouco impacto além do alvo. Nenhuma Basf ou Bayer vai ser louca de gastar milhões na pesquisa e desenvolvimento de um produto que será proibido por causar danos graves à saúde ou ao meio ambiente. E que poderá resultar em processos bilionários contra as empresas.

Alguns dados confirmam essa tendência. Um índice bastante utilizado para medir o impacto ambiental de agrotóxicos é o EIQ (Environmental Impact Quotient). Quanto maior o índice, maior a influência de um químico ao meio ambiente, ao consumidor e ao trabalhador do campo.

Por causa da inovação, o EIQ dos agrotóxicos usados no cultivo de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar caiu 38% que de 2002 a 2015, segundo pesquisa do agrônomo Caio Carbonari, da Unesp. E isso num período em que a produtividade por hectare aumentou. Conseguimos produzir mais comida em menos espaço e com menor impacto ambiental.

Já o professor Edivaldo Velini, diretor da Faculdade de Agronomia da Unesp de Botucatu, comparou o EIQ de químicos usados hoje no Brasil com aqueles à espera da liberação no Ministério da Agricultura, na Anvisa e no Ibama. Descobriu que, dos cinco produtos na fila que têm o índice calculado, todos causam menos impacto (em média 32% menos) que os usados atualmente.

Veja só que situação. Existem no mundo agrotóxicos com mais biossegurança que os usados hoje no Brasil, mas a lentidão e a burocracia do governo impedem a entrada desses produtos.

Pior ainda, gente que acredita defender a natureza, como Bela Gil, Marcos Palmeira e o Greenpeace, trabalham para que esse absurdo continue. Na sanha de prestar lealdade a seu grupinho do Leblon e se opor aos ruralistas, atores acabam prejudicando o meio ambiente que acreditam proteger. 

Nelson Rodrigues certamente exagerava quando dizia “o indivíduo ou é ator ou é inteligente”. Mas, ao assistir os vídeos de artistas sobre agrotóxicos, fica difícil discordar do dramaturgo.

Falsa bomba é colocada em plenário de comissão que analisa nova regulação de agrotóxicos
Falsa bomba é colocada em plenário de comissão que analisa nova regulação de agrotóxicos - Divulgação/Câmara dos Deputados

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.