Leandro Narloch

Leandro Narloch é jornalista e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Narloch
Descrição de chapéu Folhajus

Censura ao filme de Gentili mostra que a direita também cancela

Chilique exibiu as mesmas fases dos cancelamentos da esquerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu estava começando a pensar que era exclusivo da esquerda identitária o costume de interpretar uma mensagem da pior forma possível, acusar o autor de crimes monstruosos e competir para ver quem se mostra mais indignado.

A histeria contra o filme "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola" revelou que a direita também se comporta assim.

Figurões reacionários acusaram o filme de Danilo Gentili de fazer apologia à pedofilia. Tudo por causa de uma curta passagem em que um personagem, interpretado por Fábio Porchat, pede para os protagonistas o masturbarem.

Na verdade, como Danilo Gentili explicou em entrevistas desta semana, o filme vilaniza a pedofilia. O personagem de Porchat é mal visto na história; os protagonistas fogem dele enojados.

0
Filme "Como se tornar o pior aluno da escola", produzido por Danilo Gentili, com participação Fabio Porchat, que interpreta o vilão da história - Reprodução

O chilique contra o filme exibiu as mesmas fases dos cancelamentos da esquerda. Teve um denunciador: um deputado estadual cearense que tirou a cena do contexto, cortou partes que contrariavam sua narrativa e inflamou seguidores.

Teve celebridades e políticos que aderiram à fúria sem acrescentar nada ao debate (fenômeno conhecido por "acumulação"). O ministro da Justiça enxergou "detalhes asquerosos" no filme e determinou "medidas cabíveis". "Até quando a família brasileira vai admitir isso?", perguntou Eduardo Bolsonaro.

E teve também a fase da radicalização, quando os indignados pedem punições cada vez mais severas aos autores da suposta transgressão moral. O Ministério da Justiça acabou mandando as plataformas retirarem o filme do catálogo; o secretário nacional de Cultura acusou até mesmo a Netflix de pedofilia.

Ninguém é obrigado a gostar do filme e todos têm direito de achar que a classificação etária está errada. Mas essa crítica deve se dirigir ao Ministério da Justiça, que classificou o filme como adequado a maiores de 14 anos, e não a atores ou diretores.

Mas o equívoco mais rudimentar dos críticos foi não entender que a fala de um personagem não reflete a opinião do autor ou do roteirista. Se fosse assim, teríamos que interditar todos personagens do mal —e criar vilões isentos de preconceito ou maldade, que não teriam a menor graça.

Também há, aqui, correspondentes nos cancelamentos da esquerda. No ano passado, ativistas acusaram a versão americana de The Office de incentivar práticas preconceituosas por causa da conduta de Michael Scott, o protagonista da série.

No episódio "Diversity Day", da primeira temporada, Michael não consegue segurar seus preconceitos contra negros e hispânicos justamente no "dia de diversidade e inclusão" promovido por sua empresa.

Tratava-se, é claro, de uma sátira a esse tipo de comportamento constrangedor. Apesar disso, em agosto, o canal Comedy Central deixou de fora o episódio da maratona dominical de The Office nos Estados Unidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.