Leandro Colon

Diretor da Sucursal de Brasília, foi correspondente em Londres. Vencedor de dois prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Colon

Não punir quem matou Marielle vai simbolizar fracasso da intervenção

Para Jungmann, punição de envolvidos é o principal desafio do governo no Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um mês se passou e persiste um certo mistério sobre o teor da reunião na noite de 15 de fevereiro que selou a decisão do governo de Michel Temer pela intervenção na segurança do Rio de Janeiro.

 

Nas horas que antecederam a medida, não havia nada que indicasse esse caminho. Brasília foi surpreendida por um encontro entre Temer, ministros e os presidentes da Câmara e do Senado. Houve relatos de um bate-boca entre Rodrigo Maia e Torquato Jardim (ministro da Justiça).

A sensação, que pode se provar equivocada mais à frente, é de que o governo optou pela intervenção sem um planejamento decente e prévio.

Naqueles dias, escrevi neste espaço que Temer fizera uma aposta de risco: na primeira morte por bala perdida ou no primeiro arrastão, o governo do Rio pediria à população para procurar o Palácio do Planalto.
O assassinato da vereadora Marielle Franco, com um mês de comando federal sobre as polícias locais, constrange e pressiona o presidente. 

Perguntei neste domingo (18) ao ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) qual o principal desafio do governo a partir de agora. “Prender e punir exemplarmente os mandantes e quem executou Marielle”, disse.

Pedi a ele que apontasse um ponto positivo e um ponto negativo do primeiro mês de ação no estado do Rio.

“Positivo: início do fim da promiscuidade entre parte dos agentes públicos da segurança e criminosos”, respondeu o ministro da Segurança.

Negativo? “A politização, confundindo a oposição ao governo com a intervenção, que luta contra o crime organizado e pela reestruturação das polícias”, afirmou Jungmann.

As palavras do ministro reforçam a responsabilidade da atuação do governo Temer no território fluminense após o caso Marielle. O insucesso em prender e, sobretudo, punir quem matou a vereadora e o motorista Anderson pode simbolizar o fracasso de uma intervenção cercada de componentes políticos, desconfianças e, por ora, de parcos resultados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.