Leandro Colon

Diretor da Sucursal de Brasília, foi correspondente em Londres. Vencedor de dois prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Colon
Descrição de chapéu Previdência

Governo insiste em economia com reforma, mas esconde de onde tirou a conta

As pessoas têm o direito de conhecer as razões que levarão a mudanças na sua vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em janeiro deste ano
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em janeiro deste ano - Evaristo Sa/AFP

O presidente do STF, Dias Toffoli, não queria que você soubesse o apelido que ele recebeu nas conversas privadas da Odebrecht.

A manobra para abafar o codinome foi um desastre. Não durou uma semana a censura imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, apoiada com argumentos equivocados de Toffoli, aos sites que revelaram o que todos agora sabem: na empreiteira que delatou o maior esquema de corrupção do país, o chefe do Supremo era o “amigo do amigo do meu pai”.

Uma das funções do jornalismo, provavelmente a mais importante, é contar para as pessoas o que elas ignoram. Tarefa que enfrenta resistência de autoridades e órgãos públicos.

Por exemplo, os repórteres Fábio Fabrini e Bernardo Caram, desta Folha, solicitaram ao Ministério da Economia estudos e pareceres técnicos que embasaram a PEC da reforma da Previdência. São dados que deveriam estar naturalmente disponíveis para qualquer cidadão.

Afinal, se o governo quer mexer na aposentadoria de alguém, esse alguém tem o direito de conhecer as razões técnicas que levarão a mudanças que afetarão a sua vida. Mas não é o que ocorre. Esses detalhes, inexplicavelmente, são sigilosos.

A reportagem da Folha então recorreu à LAI (Lei de Acesso à Informação) para obtê-los. A resposta da gestão de Jair Bolsonaro não poderia ser pior: o segredo vai continuar.

Censurar a imprensa, como ocorreu no lamentável caso de Toffoli, e impedir o acesso dela a informações que interessam à maioria da população, como as que sustentaram uma reforma tão relevante, são sinais de grave retrocesso. O que é de interesse público precisa chegar ao público.

A PEC da Previdência foi finalizada pelo Planalto e enviada ao Congresso para votação, mas os elementos usados para formular a proposta permanecerão em uma caixa-preta.

Os documentos podem mostrar o impacto das mudanças nas aposentadorias rurais e no BPC. O governo insiste na economia de R$ 1 trilhão em dez anos e não quer que ninguém saiba de onde tirou essa conta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.