Leão Serva

Jornalista, foi coordenador de imprensa na Prefeitura de São Paulo (2005-2009). É coautor de "Como Viver em São Paulo sem Carro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leão Serva
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Croatas já dominaram Paris e criaram símbolo da elegância francesa

No século 17, bravos mercenários croatas lutavam com o Exército francês

Em seu túmulo no Hôtel des Invalides, em Paris, Napoleão Bonaparte deve estar tremendo desde que a Croácia garantiu um lugar na final da Copa da Rússia. Em outros campos de batalha, mais antigos, os croatas já conquistaram os franceses e forjaram fama de valentes.

Ao final da vida, depois da definitiva derrota, em 1815, o imperador francês teria dito que “com 100 mil soldados croatas teria dominado o mundo”. No domingo, talvez apenas 11 homens de chuteira façam o que Bonaparte não conseguiu. Para isso, precisam antes vencer a França.

A fé na bravura militar dos croatas já vinha de longe: no século 17, mercenários dessa nação lutavam com o Exército francês. Vem daí um dos símbolos da elegância masculina, que conquistou o mundo como francês, mas na verdade é croata: a gravata.

Em seu uniforme, os soldados croatas usavam um lenço amarrado no pescoço. Os franceses se apaixonaram pelo laço “à moda croata”. Mas é muito difícil para latinos pronunciar a sucessão de consoantes típicas da língua eslava: Hrvatska (soa como “rervátisca”) é o nome do país, hrvatski é o seu povo. Na voz dos franceses, o hrvat virou cravate, que deu o português gravata. Um símbolo croata adorna diariamente o pescoço de milhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar da fama militar, a Croácia passou toda a era moderna e chegou quase ao século 21 como parte de Estados maiores, como o Império Austro-húngaro, até 1918, e a Iugoslávia (até 1991, quando se tornou independente).

Teve um curto período de autonomia, entre 1941 e 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Revelou-se um dos mais brutais regimes fascistas da aliança que apoiava a Alemanha nazista. Em seus campos de concentração morreram milhares de judeus e cerca de 900 mil cidadãos de etnia sérvia.

Na época da separação, em 1991, a Croácia adotou símbolos usados por aquele regime, como o escudo e a bandeira quadriculados de vermelho e branco, causando protestos dos vizinhos: para eles é o mesmo que a Alemanha adotar a suástica de Hitler.

Foi como parte da aliança nazifascista que soldados croatas chegaram até a periferia da capital russa, no auge do conflito do início dos anos 1940. Em seu túmulo, em Moscou, também o ditador comunista Josef Stálin deve estar se revirando ao pensar que, pelo futebol, eles poderão finalmente conquistar a Moscou que heroicamente resistiu nas batalhas da Segunda Guerra.

Tudo isso faz pensar no futebol como uma metáfora da guerra. Mas como o charuto de Freud, a realidade tem mostrado que às vezes a bola é somente uma bola de futebol. Tomara que ela entre no gol de quem for pior em campo. E que tremam napoleões e stálins!

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado no texto "Croatas já dominaram Paris e criaram símbolo da elegância francesa ", o túmulo de Napoleão Bonaparte fica no Hôtel des Invalides, não no Arco do Triunfo. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.