Lúcia Guimarães

É jornalista e vive em Nova York desde 1985. Foi correspondente da TV Globo, da TV Cultura e do canal GNT, além de colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lúcia Guimarães

Postes do consultório do crime

Há todos os sinais de que estamos entrando num dos períodos mais perigosos da combalida democracia brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A covardia do valentão é previsível. O bolsonarista de varejo é como o bully de jardim de infância que atormenta o colega tímido na hora do recreio e, quando enfrentado, busca refúgio sob a saia da mamãe.

Mas, com o genocídio evitável em curso no Brasil, os valentões estão pedindo penico ao papai Estado. E o seu imposto é que paga pela proteção.

O senador Eduardo Girão (Podemos_CE) participa de CPI da Covid em Brasília
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) participa de CPI da Covid em Brasília - Leopoldo Silva - 25.mai.21/Agência Senado

Os senadores e indecorosos empregados públicos Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luís Carlos Heinze (PP-RS) acionaram nada menos do que a Polícia do Senado para intimidar o sociólogo e colunista da Folha Celso Rocha de Barros. Não há justificativa para a aberração na lista de atribuições desses meganhas legislativos.

Celso Rocha de Barros descreveu o óbvio que testemunhamos todo dia: bolsonaristas tumultuam a CPI mentindo sobre medicina e acobertando crimes cometidos nesta Presidência.

Escreveu que, quando levamos em conta cálculos de especialistas, podemos chegar a 1 milhão de mortos antes de domar a pandemia. Não é uma pedalada fiscal, é um crime contra a humanidade que devia garantir uma cadeira de réu no Tribunal Internacional de Haia.

Palavras muito mais fortes do que a do colunista têm sido usadas há mais de um ano. O que mudou? Os números do Datafolha? Está batendo o medo de ficar para trás no naufrágio do navio do qual outros ratos, inclusive um escolhido a dedo pelo chefe da quadrilha, ensaiam saltar?

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

A liberdade de imprensa é exceção, não a norma, ao longo da história. Há todos os sinais de que estamos entrando num dos períodos mais perigosos da combalida democracia brasileira, a caminho da eleição do ano que vem. O jogo vai ser pesado e imundo.

O número de mandantes e cúmplices de crimes atualmente nos três Poderes é de tirar o fôlego. Essa gente não vai botar pijama e ficar em casa esperando uma intimação judicial em 2023.

Assim como se uniu para higienizar a divulgação de dados sobre a pandemia, a nossa mídia vai precisar de coordenação, acima dos interesses de concorrência, para enfrentar a minoria obscena de motociclistas que celebra a morte da maioria, os passageiros de ônibus e trens, com uma parada aqui e ali para tentar linchar repórteres. É importante usar a imaginação e agir de maneira preventiva para enfrentar a deterioração das condições de trabalho.

Adivinhe quem foi descrito, em 2014, como o “maior inimigo da imprensa desta geração” por um jornalista ganhador de dois prêmios Pulitzer. Barack Obama. Discordo do epíteto, mas compreendo a indignação de James Risen, o repórter que revelou em livro um plano secreto da CIA contra o programa nuclear iraniano e passou sete anos sob ameaça de cadeia. O secretário de Justiça de Obama tentou forçar Risen a revelar a fonte, e ele recusou. No final, a ameaça foi retirada, em parte, porque o governo Obama conseguiu localizar, processar e condenar o agente da CIA responsável pelo vazamento.

Mesmo quando a democracia americana não estava sob o ataque instigado pelo gângster nova-iorquino derrotado em novembro passado, presidentes tentaram usar a máquina do Estado para intimidar jornalistas. Dá medo imaginar o que Richard Nixon teria feito com a tecnologia do presente.

Ele mandava o Leão americano auditar e investigar repórteres. Os invasores da sede do Partido Democrata, o crime que levou à renúncia de Nixon, discutiram um plano para assassinar o popular colunista Jack Anderson. Os postes do consultório do crime estão nervosos. Vai piorar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.