Lúcia Guimarães

É jornalista e vive em Nova York desde 1985. Foi correspondente da TV Globo, da TV Cultura e do canal GNT, além de colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lúcia Guimarães

Primeiro conflito de procurador em NY espelha menor apetite por reforma da Justiça nos EUA

Alvin Bragg mal tomou posse em Manhattan e descobre que cumprir promessas pode ser atalho para encurtar carreira política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eleitores são amantes volúveis. Num momento se encantam por uma ideia e cortejam o mais atraente político afinado com esse novo anseio, mas isso não garante ao eleito uma lua de mel.

O novo procurador de Manhattan, Alvin Bragg, mal tomou posse e descobriu que cumprir promessas de campanha pode ser o atalho para encurtar sua carreira política.

Bragg, que tomou posse no último dia 1º, é o primeiro negro a se eleger para o cargo de chefe da Justiça da ilha de Nova York —um posto de alta visibilidade. Herdou a investigação criminal das empresas dos Trumps, primeira-família que não só ocupou a Casa Branca como fez negócios com "famiglias" da máfia nova-iorquina.

O procurador de Manhattan, Alvin Bragg, conversa com jornalistas no dia de sua eleição para o cargo - Mike Segar - 2.nov.21/Reuters

Na semana passada, o procurador tomou o primeiro disparo do recém-empossado governo de Nova York.

A nova comandante da NYPD, a polícia municipal, Keechant Sewell, primeira mulher no cargo, mandou um email para os 36 mil agentes da cidade criticando duramente um memorando de Bragg em que ele recomenda à equipe de promotores evitar penas de prisão, a não ser para crimes graves, e indiciamentos por crimes leves —como o de um morador de rua que rouba algo para comer.

Foi essa promessa que elegeu Bragg e outros promotores públicos unidos pela bandeira da reforma do malvado sistema judicial dos Estados Unidos. O país tem a maior população carcerária do mundo (2,1 milhões de pessoas), excesso de penas para delitos leves de acusados com bons antecedentes e um sistema penitenciário frequentemente usado para punir doença mental e pobreza.

Depois de quase três décadas em queda, o crime voltou a subir nas grandes cidades americanas em 2020, mesmo ano em que explodiu a indignação com a morte do homem negro George Floyd, assassinado por um policial branco.

À medida que a pandemia e o crime avançaram por 2021, o apetite pelo policiamento progressista diminuiu. O novo prefeito Eric Adams, um ex-policial, derrotou rivais com mais experiência administrativa posando de durão e, como negro que já apanhou da polícia quando jovem, de simpatizante do movimento Black Lives Matter.

Eric Adams é conhecido pela devoção à lenda de Eric Adams. Sabe-se que ele escolheu a comandante Sewell (havia outras candidatas mulheres) depois de testar sua sagacidade em frente às câmeras. E é difícil imaginar que a comandante da NYPD fosse ameaçar abrir uma guerra com a Procuradoria de Manhattan sem antes consultar o chefe.

O desacordo entre Bragg e Sewell logo vazou e varreu das manchetes a estreia atrapalhada do novo prefeito. Seus anúncios sobre saúde pública, educação e pandemia têm um palavrório que evoca outro prefeito famoso. Nova York não é a fictícia Sucupira, mas quando ouço Adams falando de improviso sou remetida à cena de Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) discursando em frente à ONU: "With me, it’s bread, bread, cheese, cheese" (comigo é pão, pão, queijo, queijo).

O vegano e musculoso Adams lembra um Odorico que levou um banho de consultoria da McKinsey.

O procurador de Manhattan enfrenta também artilharia da mídia nova-iorquina. Qualquer sinal de fraqueza no combate ao crime atrai atenção massiva, e Bragg no momento parece um alvo fácil para manchetes caça-cliques. Ele usa argumentos fortes, mas, apesar de Nova York não ser o microcosmo de um país, como a Sucupira de Dias Gomes, não eliminou completamente o impulso coronelista na política.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.