Lúcia Guimarães

É jornalista e vive em Nova York desde 1985. Foi correspondente da TV Globo, da TV Cultura e do canal GNT, além de colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lúcia Guimarães
Descrição de chapéu Governo Biden Rússia

Queda nas pesquisas contamina avaliação da Presidência de Joe Biden

Fixação da imprensa americana em índices de aprovação é um vício preguiçoso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Foi uma montanha-russa de bom senso cheio de vigor!", declarou Stephen Colbert, o anfitrião de talk show mais assistido nos fins de noite americanos. Ele entrou no ar ao vivo, nesta terça (1º), logo após o primeiro discurso do Estado da União de Joe Biden.

É possível que o comediante não estivesse fazendo piada apenas sobre a idade do "Tio Joe" ou sobre o contraste com a instabilidade lunática dos anos Trump. Colbert, que já demonstrou mais bom senso do que parte da imprensa política americana, podia estar dando uma cutucada na cobertura feita sobre o presidente.

O presidente Joe Biden cumprimenta a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e a vice-presidente Kamala Harris depois de fazer o discurso do Estado da União, no Congresso dos EUA - Shawn Thew - 1º.mar.22/Pool/AFP

Os dias que antecederam o discurso foram marcados pelo foco na queda de Biden nas pesquisas, com um tom de ruína sobre uma Presidência fadada ao fracasso. A fixação de comentaristas e repórteres em índices de aprovação é um vício preguiçoso.

Quando Winston Churchill liderou o Reino Unido na vitória sobre Hitler, sua popularidade nunca esteve abaixo de 78%. Mas semanas após a rendição da Alemanha, o premiê e seu Partido Conservador foram varridos do poder. Como estadista, ele foi vastamente admirado em tempos de guerra. Quando o perigo nazista passou, os eleitores preferiram mais governo e acesso a serviços públicos —a agenda trabalhista.

Biden não governa de um bunker subterrâneo como o usado por Churchill no centro de Londres durante a blitz alemã. Sua defesa passional de uma ordem internacional em que a tragédia da Ucrânia não se repita exclui o envio de soldados americanos de volta para lutar na Europa —ao menos não agora, não na Ucrânia.

Mas Biden tomou posse numa Washington traumatizada pela tentativa de golpe com a invasão do Capitólio. Encontrou uma Casa Branca em caos, ao final de um ano em que Donald Trump preferiu incentivar a morte em massa do que arriscar a campanha de reeleição. A pandemia continuou a avançar em ondas no primeiro ano de governo do democrata, e o país hoje se aproxima da marca de 1 milhão de mortos por Covid. "Eu sei que vocês estão cansados, frustrados, exaustos", disse Biden no discurso, reconhecendo o óbvio.

Como é possível informar o público sobre o funcionamento e os planos do governo num momento tão dramático como o presente, usando pesquisas de opinião como bússola?

O país rachado que elegeu Trump e onde o discurso cívico só se deteriorou nos últimos seis anos não presenteia um presidente com aprovação de 85% —como a que George Bush pai teve, na vitória na Guerra do Golfo— desde 1991.

É legítimo debater as consequências do descontentamento expressado em pesquisas? Claro que sim, mas o que acontece quando 51% dos americanos acreditam na ficção de que o país está numa recessão ou depressão econômica, como na pesquisa divulgada nesta semana pelo jornal USA Today?

A recessão da pandemia terminou no meio de 2020 e o desemprego está próximo de baixa histórica. Nem os pesquisadores conseguem explicar o fato de a liderança de Biden nessa crise da Ucrânia não se refletir na opinião pública.

Peter Baker, correspondente de Casa Branca do mais importante jornal americano, escreveu na rede social sobre o fato de Vladimir Putin ter conseguido o oposto do que queria: reaproximou os EUA da Europa; aumentou a presença de tropas americanas no continente; alterou a postura da Alemanha sobre defesa e o gasoduto russo; reverteu a rejeição à Otan.

Já o papel de Joe Biden, o impopular, não mereceu menção na análise do jornalista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.