Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

Ex-'Friends' produz boa série sobre assédio com elenco ilustre  

Contundente, 'That's Harassment' narra situações cotidianas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena da série That’s Harassment, com produção de David Schwimmer, que também atua
Cena da série That’s Harassment, com produção de David Schwimmer, que também atua - Reprodução

É inusitada, assustadora e dramaturgicamente poderosa a websérie "That's Harassment" (aquilo é assédio), projeto do israelense Sigal Avin produzido por David Schwimmer (o Ross de "Friends") que reuniu para seis episódios de cinco minutos atores como Cynthia Nixon (a Miranda de "Sex and the City") e Michael Kelly (o Doug em "House of Cards").

Avin e Schwimmer usaram depoimentos e casos reais para recriar as seis historietas, que ilustram episódios de assédio sexual contra mulheres em que as linhas cruzadas não necessariamente são óbvias (são casos de avanços não solicitados, mas não de estupro).

Todas podem ser vistas no Facebook, com legendas em inglês, e acabam de ser distribuídas em redes sociais da campanha e veículos de mídia. A série --parceria entre os produtores, o Conselho de Publicidade dos EUA, o Centro Legal para Mulheres dos EUA e a Rape, Abuse & Incest National Network (Rainn)-- também ganhou versões de 30 segundos para serem exibidas como comerciais.

Embora o propósito seja educativo e aproveite o momento de atenção para o assédio sexual no vácuo das denúncias contra o produtor Harvey  Weinstein e outras figuras do entretenimento e da política, a série não tem um tom panfletário ou escolar. São cenas cotidianas que buscam um momento de epifania do público, a fim de destacar comportamentos inaceitáveis e acabar com a cumplicidade e o silêncio institucionais, segundo os produtores.

Na mais delicada delas, Schwimmer interpreta um chefe aparentemente desajeitado que tenta beijar a nova funcionária, Zazie Beetz (a Van de "Atlanta") e, com o propósito declarado de desfazer a tensão criada, insiste em oferecer uma carona. Em outro, Grace Gummer ("Frances Ha") é uma bartender cujo colega (Joseph Sikora) quer explicar como são os clientes assanhados.

Observadors por uma produtora, o ator  David Schwimmer, de camisa e gravata, se debruça sobre uma mesa com um computador diante da qual está sentada a atriz Zazie Beetz durante filmagem de cena da série "That's Harassment"
Zazie Beetz e David Schwimmer em cena de "The Boss", episódio de "That's Harassment", de Sigal Avin - Divulgação

Mas é "The Doctor" o mais perturbador de todos. Nele, Nixon é uma paciente com sinusite cujo médico é temporariamente substituído por Kelly. Sozinha e surpreendida pelas perguntas do profissional, a mulher fica atônita quando recebe um exame de mama. Diante das recentes denúncias de ginastas americanas contra o médico da seleção Larry Nassar, o episódio ganha força.

 

Há ainda o episódio do fotógrafo (Bobby Cannavale, "Boardwalk  Empire") que tenta convencer a aspirante a modelo (Anna van Patten) a se masturbar diante das lentes e da equipe; o do político (Harry Lennix, de "Blacklist") interessado em trocar uma entrevista por favores sexuais de uma jornalista (Emmy  Rossum, de "O Fantasma da Ópera") e o do ator famoso (Noah Emmerich, "The  Americans") que pressiona a camareira (Cristela Alonzo).

Parte do sucesso dos episódios se deve à interpretação pungente do elenco, mas a delicadeza e sinceridade de Avin no roteiro e na direção os torna especialmente contundentes e identificáveis. Em meio ao debate de surdos, "That's  Harassment" sobressai pela empatia e o equilíbrio. Imperdível.

"That's Harassment" está disponível em facebook/thatsharassment

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.