Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu

Em 'O Mecanismo', Lava Jato entretém

José Padilha é um maestro eficaz na condução de uma trama policial

Caroline Abras interpreta uma agente que tenta levar investigação adiante - Divulgação

Há sempre um risco em trabalhar, na ficção, com temas candentes do noticiário. Não há na dramaturgia o equilíbrio que existe no jornalismo —e nem seria este o objetivo.

Tampouco se tem o distanciamento histórico necessário para extrair do episódio um arco dramático completo. "O Mecanismo", série que se propões a contar a gênese da Operação Lava Jato, sai-se bem.

Trata-se, sobretudo, de entretenimento, e não há possibilidade de encarar o thriller da Netflix baseado no livro "Lava Jato - O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil", do jornalista Vladimir Netto, de outra forma.

Pode ser até tragicômico ver na tela a Petrobras travestida de PetroBrasil, Dilma Rousseff como "Janete", Marcelo Odebrecht de "Ricardo Brecht". Mas o caráter documental da produção é turvado pela decisão de tomar a Polícia Federal como uma liga de heróis, que acaba com a possibilidade de nuances na trama (sem juízo de valor aqui, pois a opção é válida).

A questão, felizmente, é que ainda que se discorde dessas escolhas, há de se admitir que o produtor e diretor José Padilha é um maestro eficaz na condução de uma trama policial, e o roteiro de Elena Soarez ("Eu Tu Eles") ajuda.

As tintas carregadas continuam a saltar aos olhos em "O Mecanismo", e o recurso recorrente de conduzir a história com a narrativa em off dos protagonistas se torna previsível e comodista.

Ainda assim, poucos diretores/produtores hoje fisgam o espectador e desdobram subtramas com a habilidade do sujeito que deu ao público "Tropa de Elite" e "Narcos".

"O Mecanismo" começa com o delegado Marco Rufo (Selton Mello), em 2003, que investiga um esquema de corrupção de proporções e ramificações inimagináveis. Honesto e abnegado, ele logo é escanteado por um sistema repleto de vícios e falhas.

Dez anos depois, corta-se a trama para sua pupila Verena Cardoni (Caroline Abras, numa atuação caricata), obcecada por concluir o trabalho do mentor. Cardoni é uma ficcionalização da delegada Érika Marena, considerada a mãe da Lava Jato por seus pares.

O trunfo, contudo, é ter entregado o papel do doleiro que alimentava o esquema a Enrique Díaz. Seu Roberto Ibrahim, o personagem mais carismático e bem construído da série, um cínico que enriqueceu dedicando-se a entender e tirar proveito das engrenagens do "mecanismo" de corrupção (ou: o alter ego de Alberto Youssef).

A Netflix liberou para a imprensa apenas os 3 primeiros dos 8 episódios de 40 minutos. Então não é possível saber como a série pintará o juiz Sergio Moro (rebatizado de "Paulo Rigo") nem se ele roubará o primeiro plano da equipe policial, o que trairia a natureza da obra de José Padilha.

Os oito episódios de “O Mecanismo” vão ao ar na Netflix na próxima sexta (23)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.