Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

'Ozark' espanta sombra de 'Breaking Bad' em temporada mais intrigante

Série trata de ética, laços familiares, crime e ambição sem resvalar no moralismo fácil

A atriz Julia Garner segura a porta de um carro no estacionamento de uma pousada ao cair de uma tarde nublada enquanto discute, séria, com o ator Jason Batemen, que a encara, em cena de Ozark
Julia Garner (Ruth) e Jason Bateman (Marty) em cena da nova temporada de ‘Ozark’ - Jessica Miglio/Netflix
Luciana Coelho
São Paulo

A nova temporada de "Ozark", na Netflix a partir desta sexta (31), é um exemplo estimulante de produções que tomam rumo na segunda temporada, algo incomum em um meio que cada vez mais se atém a fórmulas para garantir atenção sob a avalanche de ofertas.

Nos primeiros dez episódios, as desventuras da família Byrde para lavar dinheiro no miolo ignorado dos EUA enquanto foge/se embrenha com criminosos pareciam um decalque bem executado de séries de sucesso, notadamente de "Breaking Bad" (2008-13).

A comparação ecoou forte a ponto de o protagonista, Jason Bateman, ser levado a renegá-la, sob a promessa de que, apesar de ambas terem como anti-heróis pais de família de classe média enveredando pelo crime, suas tramas correriam por trilhos distintos.

Esta nova temporada deixa isso claro. A fotografia lúgubre das paisagens desconsoladas do Missouri continua lá, bem como o afundamento moral de Marty Byrde, personagem de Bateman, que ela evoca.

Diálogos e enredo, contudo, adentram um exercício dialético entre determinismo (a ideia de que o indivíduo é formado ou condicionado pelo meio) e a noção existencialista de que somos produtos de nossas escolhas, inteiramente responsáveis por elas.

Parece pesado, modorrento? Não é, e essa é a façanha da nova temporada de "Ozark".

A série criada por Bill Dubuque e Mark Williams não pretende passar ao espectador um sermão filosófico. Ela quer entretê-lo, e dar contornos densos aos dilemas de seus personagens prosaicos a torna instigante sem cansar.

Para um suspense que trata ao mesmo tempo de ética, laços familiares, crime e ambição sem resvalar no moralismo fácil, isso é um trunfo.

O único problema é que Marty, ao contrário do Walter White de "Breaking Bad", se mostra aos poucos um psicopata, movido apenas pelo instinto de sobrevivência e pelo autobenefício, incapaz de se comover com dores alheias.

Fica difícil torcer por ele, ainda que a gincana que se torna sua rotina para escapar de ser punido por gangues diversas com as quais tem negócios quase nos obrigue a isso.

Seus contrapontos são a mulher, Wendy (Laura Linney), e caipira genial Ruth (Julia Garner), sua pupila, que decaem sem se desumanizarem.

É Marty o existencialista (ele diz, minutos após ver um assassinato, que não tem responsabilidade pelas escolhas de terceiros). Wendy e Ruth são deterministas, tentam se desenredar do meio em que estão mas se acreditam, ao menos a princípio, incapazes.

Outros dilemas entrarão na conta, sobretudo os que envolvem lealdade familiar, mas a série faz desse tripé seu pilar.

Ter atrizes estupendas nesses papéis, diante de um ator competente na tarefa de emular o sujeito comum, nos deixa afoitos para saber se os planos dos Byrde & cia. funcionarão.

É curioso que tantas séries no ar se dediquem ao miolo dos EUA, esquecido na última década pela produção cultural, mas lembrado no noticiário como propulsor de Donald Trump. "Ozark" não o retrata com elogios, mas, até aí, a série conta o tipo de história em que não há alma boa.

“Ozark” está disponível na Netflix

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.