Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

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Luciana Coelho

Estreia do Facebook em séries, 'Sorry for Your Loss' é bem intencionada e rasa

Apesar de entregues a ótimos atores, personagens pouco desenvolvidos

Há um evidente esforço de produção em "Sorry for Your Loss", a série dramática que o Facebook escolheu para abrir seu serviço de streaming, o Facebook Watch, que mira Netflix, YouTube e congêneres.

Como quase tudo que envolve o Facebook, porém, a boa intenção e a atenção a temas relevantes acaba pasteurizada pela pouca profundidade do que se vê (ou lê). No caso da série, essa crítica vale especialmente para os personagens pouco desenvolvidos, apesar de entregues a ótimos atores.

"Sorry for Your Loss" (Lamento sua perda) trata de luto. A protagonista é Leigh (Elizabeth Olsen, irmã mais nova e mais talentosa de Mary-Kate e Ashley Olsen), que perdeu o marido, Matt (Mamoudou Athie), há três meses e tenta recolocar a vida em pé.

Olsen, 29, já brilhara no ótimo "Martha Marcy May Marlene" (2011). Aqui, parece que vai saltar da tela, tamanha sua vivacidade. Com o passar dos episódios, porém, essa força interpretativa se torna inócua, com sua Leigh incapaz de se desdobrar em nuances.

Ao redor da protagonista, estão a mãe, Amy (a excelente Janet McTeer, vista recentemente como a advogada de "Ozark") e a irmã Jules (Kelly Marie Tran), uma dependente de álcool em recuperação.

A trama se desenvolve em duas direções: no passado de Matt, cuja causa da morte não fica imediatamente clara, e na relação das três mulheres que vivem sob um mesmo teto e trabalham no mesmo negócio familiar, uma academia.

No primeiro plano, abordam-se doenças mentais e a dificuldade dos demais em entendê-la; no segundo, os tropeços em se livrar de determinados padrões de comportamento nocivo, mas com uma interpretação mais otimista.

É tema denso e árido, mais bem executado em obras recentes como "13 Reasons Why" e "Maniac" (Netflix), "Objetos Cortantes" (HBO), e que aparecerá na nova "A Little Million Things" (ABC, nos EUA).

A natureza ligeira e intermitente do Facebook e do celular não permite desdobrar o enredo e os personagens. Fica o esforço de capturar o interesse do espectador e naturalizar o problema —algo bem-vindo, mas insuficiente.

O próprio avançar do enredo, guardando para a frente mas sem maiores surpresas a aflição de Matt, indica que a produção ainda não achou uma linguagem —os dez episódios foram lançados em setembro em um lote de quatro, e depois aos pares nas três semanas seguintes (é para maratona ou para esperar, afinal?).

Trata-se, por ora, de um experimento. O site indica 3,8 milhões de visualizações do piloto, 700 mil do quinto episódio e 500 mil do nono, com os demais variando entre 20 mil e 70 mil. Há de se lembrar que a estreia não teve alarde.

De qualquer forma, na rede de Mark Zuckerberg a ambição nunca é pequena. A ver o que a plataforma que se nega a responder como empresa de mídia (diz ser empresa de tecnologia) fará com isso.

Os episódios de “Sorry for Your Loss” estão disponíveis ainda sem legenda em www.facebook.com/sorryforyourloss/

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