Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

Nova série brasileira na Netflix, 'Coisa Mais Linda' leva feminismo à época da bossa nova

Produção caprichada, que estreia nesta sexta (22), alterna doçura e temas como violência e lesbianismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não se deixe enganar pela impressão inicial de estar assistindo a uma fusão de “Sex and the City” e “A Maravilhosa sra. Maisel” sob um verniz de “Mad Men” embalado a bossa nova.

“Coisa Mais Linda”, produção brasileira que faz sua estreia planetária nesta sexta (22) na Netflix, merece atenção por lembrar que temas urgentes em 1959 não estão superados seis décadas depois.

Ganha pontos ao expor tamanho ridículo com delicadeza e depois contundência, como quem entra em um mar calmo e cálido e se deixa tragar por uma corrente agitada.

Essa suavidade aparente que envolve questionamentos mais duros está amarrada pelo ótimo roteiro capitaneado por Heather Roth, cocriadora da série com Giuliano Cedroni. Cheio de diálogos fluidos mas poderosos, o texto conduz o espectador com naturalidade até essas inflexões.

A direção de arte e a fotografia hipnóticas, que evocam a era tecnicolor do cinema, tornam esquecíveis a precariedade das produções brasileiras anteriores para a plataforma, “O Mecanismo”, “Samantha!” e “3%”.

Estamos em um Rio de Janeiro no qual a bossa nova ensaiava ganhar vulto. No que começa em tom de fábula, a paulistana Maria Luiza (Maria Casadevall) chega à cidade para descobrir que o marido, instalado ali para cuidar do restaurante que o casal pretendia abrir, deu no pé com todo o dinheiro dos dois.

Ela logo reencontra a amiga de infância Lígia (Fernanda Vasconcellos) e conhece a jornalista Thereza (Mel Lisboa, em seu melhor papel) e a diarista Adélia (Pathy Dejesus).

Esses laços de amizade instantâneos a inspiram a abrir uma casa de música ao vivo no lugar do restaurante que lhe deu desgosto e a fazem cruzar com o cantor Chico (Leandro Lima) e o empresário Roberto (Gustavo Machado).

Embora opte pelo surrado caminho de desenhar cada uma das protagonistas em cima de um arquétipo feminino (a dondoca que diante do sofrimento arregaça as mangas, a dona de casa oprimida, a mãe solteira batalhadora e a mulher independente supersexual), “Coisa Mais Linda” usa esse clichê para tratar de desgraças mais universais.

Estão ali, sem maior afetação, o silêncio diante da violência doméstica constante (a cena em que Lígia é estuprada pelo marido bêbado é profundamente triste diante do noticiário atual), o racismo explícito mas também o inconsciente, a dor da perda de um filho —física ou figurada—, o machismo no incipiente mercado de trabalho.

Essa possibilidade de identificação estabelece um vínculo com o espectador de hoje que transpõe o entretenimento, embora “Coisa Mais Linda” seja muito divertida. (As cenas de Thereza na redação de uma revista feminina onde todos os colegas são homens criam empatia imediata para qualquer mulher de 2019).

Infelizmente, Casadevall (“Amor à Vida”) não está à altura das três colegas, imensas em cena a ponto de driblarem os estereótipos mais tontos.

A Netflix adiantou à imprensa 3 dos 7 episódios. Mantida a rota, eis uma das grandes produções nacionais da década.

“Coisa Mais Linda” está na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.