Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

Em 'Cara x Cara', nova série da Netflix com Paul Rudd, ser um 'eu melhor' é um peso

Nessa dramédia curtinha , Rudd é Miles, sujeito enfadado com a própria vida que se vê clonado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem já pensou que seria ótimo ter um clone para tomar seu lugar nas tarefas chatas? Ou acredita na máxima segundo a qual podemos todos nos tornar a versão melhor de nós mesmos, não importa dores, perrengues, desgastes?

É nesses dois pontos que se apoia a simpática “Cara x Cara” (releve o nome horroroso; o original “Living with Yourself”, ou “convivendo com você mesmo”, ficaria melhor como “Se Aguenta”).

Nessa dramédia curtinha que a Netflix acaba de pôr no ar, Paul Rudd é Miles, sujeito enfadado com a própria vida que, ao aceitar a dica de um colega e ir para um spa, se vê inadvertidamente clonado e descartado em uma cova rasa com a expectativa de que não sobrevivesse.

A partir daí —e com algumas reviravoltas—, Marvin será obrigado a conviver não só com seus problemas e defeitos, mas com o contraponto de ter uma versão feliz e prolífica de si mesmo para confrontá-lo com o fato de que ele é uma sombra do que foi e do que poderia ser.

A roupagem atual não disfarça que “Cara x Cara” tem o pé fincado na literatura vitoriana. Funciona, por exemplo, como releitura às avessas de “O Médico e o Monstro” (de Robert Louis Stevenson), em que o honorável dr. Jekyll cria uma poção que o transfigura e lhe permite dar vazão a seus instintos torpes sob a pele do sr. Hyde.

Transparece ainda algo de “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, e “Frankenstein”, de Mary Shelley, ambas sobre a dualidade humana com um quê de fantástico.

Diferentemente das obras literárias, a série prefere o humor ao suspense para cutucar feridas existenciais.
O tema foi visto recentemente em duas tramas protagonizadas por mulheres, a ficção científica “Orphan Black” (BBC) e a comédia de humor negro surrealista “Boneca Russa” (Netflix).

Mesmo com roteiro aquém das duas, a série tem protagonista (Rudd, 50) equiparável a Tatiana Maslany e Natasha Lyonne, à altura da missão.

Seu ar perpetuamente juvenil cabe perfeitamente no papel, e impressiona vê-lo contracenar consigo mesmo com personalidades tão díspares mas não totalmente dissociadas (o ator disse em entrevistas ter usado gravações em áudio para se guiar). 

Apesar da pitada de comédia romântica, é um papel mais nuançado que a dos heróis desajeitados que marcaram sua carreira até que o fenômeno “Avengers” o lançasse, na pele do Homem-Formiga, à estratosfera da fama —o que deve ser reforçado pelo protagonismo na versão 2020 de “Os Caça-Fantasmas”.

Com Rudd e o texto mordaz de Timothy Greenberg, ex-roteirista do “Daily Show”, “Cara x Cara” se torna um programa reconfortante, mas com mais dimensões que um passatempo fugaz.

A presença da comediante irlandesa Aisling Bea e o formato em 25 minutos arrematam com capricho a fórmula.

“Cara x Cara” está disponível na Netflix

Erramos: o texto foi alterado

O nome do personagem de Paul Rudd é Miles, e não Marvin como dito em versão anterior. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.