Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu

'Undone', delírio da Amazon, junta viagem no tempo e espiritualismo

Primeira temporada está disponível no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O tumulto natural das relações entre pais e filhos -- a cadeia de culpas, a admiração e a cobrança mútuas, os pequenos rancores, o amor que se impõe -- é estofo suficiente para muitos dramas e comédias. Imagine se adicionar a isso um mistério, viagem no tempo e espiritualismo.

Assim é "Undone", um drama peculiar da Amazon Prime Video que, mesmo que não ganhasse pontos em mais nada, já contaria com um trunfo: é a primeira série de televisão feita toda em rotoscope, técnica de animação aplicada sobre atores reais com cenários imaginados.

O que pode soar rocambolesco é perfeitamente costurado por um roteiro sensível de Raphael Bob-Waksberg, Kate Purdy e Lauren Otero e embalado no bonito trabalho de animação. Lembra o que fez Richard Linklaker no filme "Waking Life", de 2001, que não por acaso também navega em estados múltiplos de consciência e questões existenciais.

Bob-Waksberg e Purdy trabalharam juntos em "BoJack Horseman", e o mesmo tipo de sarcasmo misturado a algo de nonsense aparece no drama de Alma (a ótima Rosa Salazar, cujo talento transparece na animação).

Rosa Salazar, que dá vida à protagonista de ‘Undone’, Alma
Rosa Salazar dá vida à protagonista de ‘Undone’, Alma, filha de um professor obcecado com viagens no tempo - Divulgação

Ela é a primogênita de um professor de física quântica obcecado com a ideia de viajar no tempo e uma dona de casa mexicana cuja vida é dedicada às duas filhas. Após sofrer um acidente grave de carro aos 28 anos, passa a transitar entre diferentes estados de percepção.

Surda por causa de uma pneumonia na infância, Alma carrega um implante auditivo e, desde muito jovem, desperta a curiosidade do pai, Jacob (Bob Odenkirk, o Saul de "Breaking Bad"), por lembrar-lhe dos delírios de sua própria mãe, uma judia fugida do Holocausto rumo aos Estados Unidos.

Essa relação de pai e filha, com a mãe (Constance Marie) a zelar pela sanidade da família, transpõe a morte do primeiro em um acidente de carro, em uma noite de Halloween, ao lado de sua assistente de pesquisa.

É a Alma que ele recorre, quase duas décadas depois, para tentar decifrar as circunstâncias de seu fim, certo de que se tratou de assassinato. Após o acidente da filha, ele volta para tentar convencê-la de sua suposta capacidade de viajar no tempo e mudar a história da família.

O mistério e o suspense da trama, dividida em oito episódios de 23 minutos, são suficientes para prender o espectador e já ganharam uma promessa de segunda temporada.

Mas são as divagações de Alma, alternando-se entre uma consciência plena e aquela de sua vida mais mundana, às voltas com o casamento da irmã caçula (Angelique Cabral), a acomodação do relacionamento com o namorado, Sam (Siddharth Dhananjay), e o trabalho em uma escola infantil, que fazem da série uma pequena maravilha.

Seu mergulho no que pode ser a doença mental que persegue a família --esquizofrenia-- ou uma vocação ancestral para o xamanismo tornam "Undone" (em português, "desfeito") um drama intrigante como poucos.

A primeira temporada de "Undone" está disponível na Amazon Prime Video.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.