Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Em meio a pandemia, canal no YouTube de ex-'The Office' conta boas notícias

John Krasinski convoca famosos e anônimos para esquentar corações quarentenados com série 'SGN'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sufocado por tanta notícia ruim? Seus problemas estão​ longe de acabar, mas o ator e diretor John Krasinski nos dá um alento com uma nova série no YouTube produzida em casa e com a participação de ícones igualmente isolados— a começar pela mulher dele, a atriz Emily Blunt, e por seus colegas de elenco de “The Office”.

Longe do triste noticiário político e sem fechar os olhos para a pandemia do novo coronavírus, Krasinski tenta esquentar corações quarentenados com a série “SGN” (de “Some Good News”, ou umas notícias boas).

Contar histórias verdadeiras com final feliz não é algo novo (esta Folha tem a seção Dias Melhores), já que se faz necessário um respiro quando o noticiário desanima o público e nós que nos esmeramos em apurá-lo e editá-lo.

Há, porém, uma novidade improvável no ar de improviso doméstico da série, somado à enorme simpatia de Krasisnki, uma espécie de namoradinho da América que já se mostrou um diretor competente em “Um Lugar Silencioso” e encarnou o herói de ação Jack Ryan na série homônima.

Mais do que relatar fatos bacanas, ele quer deixar o espectador feliz e acolhê-lo.

Para isso, vale mostrar a calorosa recepção em tempos de isolamento social a uma adolescente que concluiu a quimioterapia, conversar com astronautas em plena missão ou mesmo convocar Robert De
Niro ou Brad Pitt apenas para dizer se o tempo está bom do lado de fora de suas casas.

A despretensão aparente —ele faz na sala de casa, com um logo desenhado pelas filhas pequenas e uma vinheta com cara de vídeo dos anos 1990— é reforçada por sugestões do próprio público, que o abastece de vídeos de momentos ternos entre amigos e famílias. Reportagens profissionais sobre solidariedade entre gente comum tentando superar uma pandemia global também nos obrigam a sorrir sob a batuta do ator.

Mas é nos momentos que misturam anônimos a famosos que a série brilha. Como quando, a fim de animar uma garotinha que não pode assistir ao musical “Hamilton”, sucesso da Broadway, Krasinski põe por Zoom o elenco da peça para cantar, cada um de sua casa, a música-tema.

Ou quando decide promover uma “festa de formatura” online para adolescentes impedidos de ir ao próprio baile —o ano escolar nos Estados Unidos termina no mês que vem— e convida para participar a estrela teen Billie Eilish.

Steve Carell fala do aniversário de 15 anos de “The Office”, que ele e Krasinski transformaram em memória afetiva de milhões, e Rainn Wilson, o esquisito Dwight, afaga a lembrança dos fãs. Para preparar receitas enviadas por espectadores, é a decana Martha Stewart e os chefes estrelados David Chang e José Andrés que dão as caras.

O programete está no quinto episódio e reúne mais de 48 milhões de visualizações, com a intenção de durar enquanto houver quarentena. Não se sabe que mundo emergirá depois, mas Krasinski faz com que nenhum de nós se sinta sozinho nessa.

‘SomeGoodNews’ está no YouTube (somegoodnews.com) com legendas em inglês, e novos programas vão ao ar aos domingos ou segundas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.