Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Jazz norteia série surpreendente com diretor de La La Land na Netflix

Drama de Jack Thorne, de 'His Dark Materials', tem prodígio Damien Chazelle à frente de 2 episódios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A essa altura, a evocação do nome do diretor Damien Chazelle, de “La La Land”, traz à cabeça filmes marcados pela música, além de uma carreira de menino-prodígio que, aos 35 anos, reúne um Oscar e outros 77 prêmios na estante, além de outras duas indicações à estatueta da Academia de Cinema de Hollywood.

Não que sejam necessariamente musicais, com cenas de canto e dança —“La La Land”, de 2016, é assim, mas sua obra anterior, “Whiplash: Em Busca da Perfeição”, de 2014, usa a música como campo de batalha para um drama psicológico sobre a relação mentor-pupilo.

Dá para pôr a série “The Eddy”, na qual Chazelle é um dos diretores, no meio do caminho entre esses dois.

No drama, está ali a música como elemento central. É um clube de jazz parisiense cujo dono, o americano Elliot, papel de Andre Holland, se desdobra para manter vivo. Da intersecção da vida do protagonista com o palco de seu clube, extraem-se dramas de meia dúzia de personagens cheios de seus próprios enroscos.

A série não brotou da cabeça de Chazelle, americano de família franco-canadense, filho de acadêmicos, cujo entendimento de música e de filmar o que é fazer música fez dele o mais jovem diretor a ganhar um Oscar. Ele tinha 32 anos e 38 dias quando subiu ao palco do Kodak Theater para recolher seu homenzinho dourado.

Contudo, sua mão no projeto é visível nos episódios conduzidos por ele, com uma câmera frenética que parece ela mesma se mover como uma jam de jazz, cheia de virtuosismo e improviso.

A música é a razão de viver de todos ali, em sentido mais ou menos estrito, e são músicos também fora de cena quase todos os que aparecem tocando com o personagem de Holland (de “Moonlight”). É dela que partem todos os conflitos do enredo, escrito pelo britânico Jack Thorne.

Thorne, menos conhecido, é autor da versão televisiva da fantasia “His Dark Materials”.

Aqui, porém, o universo é bem adulto, com personagens cujas relações transbordam de parâmetros de certo ou errado afetiva, sexual, profissionalmente. São oito episódios, cada um sobre um deles —a filha, a mulher do sócio, a cantora, o funcionário faz-tudo— até o último, centrado no próprio clube, que é, afinal, a essência de Elliot.

“The Eddy” é o tipo de obra em que a forma parece valer mais que a substância; enquanto a primeira é sempre rica, a segunda às vezes se mostra meio esgarçada, com clichês bocós e atuações sem maior compromisso, à exceção de Holland e da hipnótica atriz polonesa Joanna Kulig, que da corpo e voz à cantora Maja.

Conforme os tons soturnos da história se impõem, “The Eddy” se torna mais cativante, ainda que a música sempre se sobreponha. Outro alento é ver Paris filmada como a enorme aglomeração urbana que é, às vezes suja, às vezes cheia, mas sempre viva. É um olhar com o qual se costuma filmar São Paulo, por exemplo, e não aquele de encantamento com a cidade idealizada num grande clichê.

É difícil que alguém que não goste de jazz e sua gama de variações aprecie a série, uma aposta na qual a Netflix não investiu tanta publicidade. Quem gosta, entretanto, tem aqui horas de deleite e abstração de tristezas garantidas.

Os oito episódios de “The Eddy” estão disponíveis na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.