Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Carmen Maura assusta como matriarca em 'Alguém Tem que Morrer'

Minissérie da Netflix mostra as entranhas de uma família decadente sob o franquismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há uma pequena e —divertida— joia hispano-mexicana que não deveria passar despercebida na pororoca de lançamentos da Netflix.

"Alguém Tem Que Morrer" é uma história de família, um novelão com tomadas à Almodóvar que toma de pano de fundo o regime franquista na Espanha em todos os seus recalques e embala uma crítica social ferina. Ah, sim, e tem Carmen Maura no elenco.

Maura, cuja carreira segue tão prolífica aos 75 quanto quando ela divava com Almodóvar, é a matriarca Amparo, uma mulher que testemunhou a morte do marido e desde então mantém a família em rédea curta, entre os desmandos domésticos e as visitas ao clube de tiro no qual triunfou.

Como ocorre com muitas mulheres fictícias e reais do lado direito do espectro político, é complexo atribuir o adjetivo "conservadora" sem as devidas ressalvas a Amparo.

Personagens da série 'Alguém tem que Morrer' - Divulgação/Netflix

Sim, ela tem posições políticas conservadoras, bate continência ao generalíssimo e insiste em demonstrar sua aversão aos direitos alheios.

Por outro lado, é uma mulher que nos anos 1950 comanda uma família e seus negócios sozinha, sem traço de subserviência nem resignação.

Sua contraparte é a nora mexicana, Mina (Cecilia Suárez, de "Casa das Flores" e "Capadócia"), uma progressista que engole os abusos do marido, Gregorio (o argentino Ernesto Alterio), e da sogra mantendo-se num estado de suspensão nos dias que se sucedem sem novidades. Até que seu filho retorna para casa após dez anos de ausência.

As turbulências que a volta de Gabino, papel de Alejandro Speitzer, produz vão além do casarão da família.

Aguardado como solução para o aperto financeiro da família, que o espera casar com uma noiva rica, vivida por Ester Expósito, Gabino volta do México acompanhado de um amigo, o bailarino Lázaro (Issac Hernández, estrela do Balé Nacional Inglês). Embora seja evidente a tensão sexual entre os dois, não está claro se o relacionamento é erótico ou uma profunda amizade.

Para a família e para uma sociedade ultraconservadora, na qual denunciar é um meio de galgar degraus e gozar da confiança do regime, pouco importa. O afeto em público, mesmo que não ultrapasse um abraço, é suficiente para o veredito. São "maricones" e portanto devem ser punidos.

A forma delicada como as relações entre os personagens se desenrolam num ambiente cada vez mais abafado, no qual é quase possível sentir o cheiro de mofo exalar da TV, dá à história uma condução elegante e ao espectador uma angústia crescente. O "Alguém Tem Que Morrer" do título só pode ser um eco na cabeça de quem assiste.

São lindas as cenas de Lázaro dançando, alegoria do fato de ele, o estrangeiro, aquele com a profissão tão intrigante quanto atrelada a preconceitos, ser o único personagem realmente livre ali.

Quando a minissérie começa a desandar para o clichê, é a dança de Lázaro ou o estampido das competições de tiro que interrompem o curso para oferecer alguma surpresa.

O diretor e roteirista Manolo Caro já tinha demonstrado habilidade em trabalhos anteriores, como "Casa das Flores", também Netflix.

Filho do meio publicitário que é, sua atenção a cenários e figurino é irrepreensível, e seu olhar para as vontades humanas, atento. São três capítulos, só, e uma pista de que, embora tantos duvidem, o mundo já foi bem pior.

"Alguém Tem Que Morrer" está disponível na Netflix.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.