Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Criança trans brilha em série de drama exibida em horário nobre americano

'Council of Dads' passa na NBC e naturaliza a diversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A sensação após o primeiro episódio da nova "Council of Dads", que estreou quarta (12) na Fox, é uma certa tontura. Há, afinal, de tudo ali: doença, gravidez, parto, casamento, morte, início de relacionamento, revelações do passado. Depois dessa overdose, parece que pouco restará para os demais capítulos em termos de efeito dramático.

O fato de ter concentrado tantos acontecimentos no episódio-piloto, que joga na cara do espectador o que pode ser o efeito de um câncer grave na vida de um indivíduo e de uma família, porém, acaba liberando os roteiristas. Os principais clichês já estão ali, de uma vez, e a série pode abraçar abordagens mais sutis.

O tal "council of dads" é um conselho de pais montado por Scott Perry (Tom Everett Scott) para acompanhar seus filhos caso o câncer recém-descoberto em seus ossos se prove fatal.

Para a missão, são convocados o oncologista Oliver (J. August Richards), um homem gay que é o melhor amigo de sua mulher; o investidor durão Larry (Michael O'Neill), um dependente de álcool em recuperação; e o chef Anthony (Clive Standen, de "Vikings"), amigo de juventude de Scott.

À sua maneira, os três, inexperientes no assunto, terão de dar apoio à viúva, a obstetra Robin (Sarah Wayne Callies) e aos cinco filhos do casal, cujas idades variam de poucos meses a poucas décadas.

A série promete uma discussão sensível e atualizada da paternidade, e, embora só tenhamos o piloto, o registro açucarado ameaça transformar as boas intenções do roteirista em algo inverossímil. Nenhum problema com novelão, quando bem-feito, mas os roteiristas-chefes Joan Rater e Thony Phelan, egressos de "Grey's Anatomy", erram a mão.

Há algo importante, contudo, que Rater e Phelan trazem da escola de Shonda Rhimes: naturalizar a diversidade.

Os filhos de Scott e Robin têm origem distinta —a mais velha, Luly (Michele Weaver), é fruto de um relacionamento prévio dele, e é negra; a do meio, Charlotte (Thalia Tran) foi adotada e tem origem asiática; os três filhos biológicos do casal são o adolescente instável Theo (Emjay Anthony), a bebê Hope e JJ (Blue Chapman). JJ é o trunfo da série.

Apresentado na abertura como um típico menino de sete anos tentando superar o medo para se aventurar em um cipó, JJ é gordinho, sensível e introvertido. É preciso um punhado de cenas, e a intervenção de outra personagem que decide vesti-lo de menina, para que se perceba o que os roteiristas fizeram. JJ é uma criança transgênero.

Não uma menina em corpo de menino, como a cena habilmente faz o espectador supor, mas o oposto. E aí vem o estalo de que uma criança de sete anos, vestida, não tem nenhum marcador visual de gênero exceto os que impomos a ela. Não há nenhum discurso, e a cena é de uma sutileza sublime, com o contido JJ limitando-se a dizer para a avó que tudo bem, muita gente na geração dela não entende que não se trata de escolha.

Chapman, ator que interpreta JJ, é também um menino trans, como ocorre em séries americanas como "Billions" e "Sense8". A novidade é que, nos Estados Unidos, "Council of Dads" não passa em canal a cabo ou plataforma online, e sim no horário nobre em uma das três grandes emissoras abertas, a NBC. Não é pouca coisa.

Não se anime achando que é uma nova "This Is Us". Apesar da boa audiência, ela teve a segunda temporada cancelada.

‘Council of Dads’ vai ao ar às quartas, às 22h15, na FoxPremium1, e fica disponível no FoxPlay

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.