Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Sucesso nos anos 1990, 'Party of Five' volta com filhos de pais deportados

A televisão deixou de ser quase exclusivamente branca e majoritariamente otimista como era

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tempos revoltos exigem mais engenhosidade para atualizar roteiros e situações no que antes era expectativa de sucesso fácil: a refilmagem de clássicos. Nesse quesito, os criadores de “Party of Five”, a série sobre cinco irmãos adolescentes obrigados a se virarem após a morte dos pais que fez sucesso na década de 1990, merecem pontos extras.

Exibida no Brasil como “O Quinteto”, a história dos Sallinger —Charlie, os gêmeos Bailey e Julia, Claudia e o bebê Owen— deixou muito adolescente grudado na televisão durante as suas seis temporadas para acompanhar os dramas de se tornar adulto na marra e sem supervisão.

Cena de 'Cinco Irmãos'
Cena de 'Cinco Irmãos' - Reprodução

O elenco era um trunfo, com as futuras estrelas Matthew Fox (que dez anos depois seria o Jack de “Lost”), Neve Campbell (a Sidney de “Pânico”), o galãzinho Scott Wolfe e Lacey Chabert (de “Garotas Malvadas”).

Mas a televisão deixou de ser quase exclusivamente branca e majoritariamente otimista como era nos anos 1990, uma década de abundância em que o mundo esteve em grande parte poupado de desgraças como terrorismo, guerras simultâneas intermináveis, ondas populistas, marteladas na democracia e
pandemias com mais de 1 milhão de mortos no mundo.

E, porque estava temporariamente poupado, a TV podia alienar parte de seus roteiros de qualquer carga política.

Para recontar em 2020 a história imaginada por Christopher Keyser e Amy Lippman, portanto, esse
clima restrito a dramas pessoais não colaria. Era preciso que as turbulências do mundo entrassem no turbilhão adolescente dos cinco irmãos. E assim os Sallinger viraram os Acosta: Emílio, Lucia, Beto,
Valentina e o bebê Rafa.

Elenco dos anos 1990 do seriado 'Party of Five' - Divulgação

Na nova versão, não é a morte precoce que tira dos cinco irmãos seus pais, mas algo bem característico destes tempos, a deportação.

Javier e Gloria, mexicanos, são repentinamente deportados após 23 anos nos Estados Unidos (“sempre estivemos aqui”, diz Javier ao policial que o aborda; “os tempos mudaram”, responde este, em alusão ao governo de Donald Trump e à sua política de expulsar do país o máximo possível de imigrantes).

Da mesma forma que no original, cabe ao irresponsável primogênito, o único maior de idade entre os irmãos, cuidar dos demais. Com uma novidade: nascido no México e levado aos Estados Unidos quase bebê, ele tem sua permanência amparada pelo Daca, a lei que permitiu que crianças como ele não fossem deportadas e que Donald Trump buscou ferozmente reverter.

A essência de “Party of Five”, rebatizado “Cinco Irmãos” e exibido agora pelo Paramount, segue intacta: é uma série juvenil, novelesca, em que os relacionamentos são o eixo. O elenco (Brandon Larrcuente, Niko Guardado, Emily Tosta e a precoce Elle Paris Legaspi) é afiado, e é possível se deixar embalar.

Tamanha presença de espírito dos autores, contudo, foi insuficiente para evitar o cancelamento após a primeira temporada. Sem Donald Trump no poder, talvez a dureza dos dias de hoje seja mesmo algo para esquecer.

‘Cinco Irmãos’ está disponível no Paramount (via Amazon Video e outros)

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.