Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Atrizes e atores indicados ao Oscar estão no elenco de várias séries; confira

Cerimônia de premiação acontece neste domingo (25), após adiamento pela pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fãs das atrizes e atores que concorrem ao Oscar podem apreciar o trabalho deles em séries enquanto aguardam o anúncio dos premiados na noite deste domingo. A coluna dá uma ajuda:

Andra Day ("The United States vs. Billie Holiday"). Conhecida mais pelo talento musical do que pelo exíguo currículo de atriz, sua voz embala cenas de ao menos nove séries, incluindo megassucessos como "Grey's Anatomy" e "Dr. Who".

Anthony Hopkins ("Meu Pai"). Até o veterano que nos assombrou com Hannibal Lecter sucumbiu ao formato serializado —e em grande estilo. De 2016 a 2018, ele foi o insidioso doutor Robert Ford em "Westworld", épico de ficção científica da HBO.

Carey Mulligan ("Bela Vingança"). Com 34 créditos e 35 anos, Mulligan já fez de ponta em "Dr. Who" a títulos insípidos como "The Walker", de 2015. O mais importante é "Colateral", produção de 2018 na qual ela vive uma policial diante do assassinato de um entregador. Na Netflix.

Chadwick Boseman ("A Voz Suprema do Blues"). A TV dominou a primeira parte da carreira de Boseman, que foi um veterano do Iraque em "Lincoln Heights", drama sobre uma família em uma área violenta de Los Angeles, e um marine muçulmano no suspense "Sem Saída", da Fox, além de pontas em "Justified" e "Law and Order".

Frances McDormand ("Nomadland"). A galeria de personagens memoráveis de McDormand é vasta. Uma das mais incríveis está na TV: é Olive Kitteridge, uma mulher endurecida que protagoniza a minissérie homônima da HBO que tece uma belíssima ode à solidão.

Gary Oldman ("Mank"). O homem já foi Drácula, Winston Churchill, Sid Vicious, Sirius Black no cinema e pode morrer tranquilo. Com trabalho mais discreto na TV (como uma ponta na sétima temporada de "Friends"), ele encabeça o thriller de espionagem "Slow Horses", prometido pela Apple para este ano.

Riz Ahmed ("O Som do Silêncio"). O rapper britânico de ascendência paquistanesa convertido em ator hipnotiza como o suspeito de assassinato de "The Night Of" (HBO). Pode ser visto ainda em "The OA" (Netflix) e em uma ponta em "Girls" (HBO).

Steven Yeun ("Minari"). O coreano-americano foi o entregador Glenn Rhee na longeva (haha) "Walking Dead", além de ter dado voz ao Mark da hilária animação "Tuca & Bertie". Dublagem, aliás, é uma especialidade do ator, que dá a voz ao Mark Grayson de "Invincible" (Amazon).

Vanessa Kirby ("Pieces of a Woman"). Não é fácil tirar a atenção da rainha, mas Kirby consegue a façanha na pele da princesa Margareth na primeira fase do drama monárquico "The Crown" (Netflix). Ela também está na antológica "The Hour", da BBC, como Ruth.

Viola Davis ("A Voz Suprema do Blues"). A mais bem-sucedida em TV entre os concorrentes ao Oscar, Davis é Annalise, a calculista advogada-rainha do thriller "Como Defender um Assassino". E ainda será Michelle Obama na vindoura "First Lady", projeto da Showtime previsto para o fim do ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.