Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona Séries

'The Chair', com Sandra Oh, apresenta ambição que não faz crítica nem graça

Série tenta fazer comentários sobre era do cancelamento, mas o tema não é tão caricato quanto propõe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há muitas séries possíveis dentro de "The Chair", empreitada da Netflix que marca a estreia da atriz Amanda Peet, mais conhecida por comédias românticas como "De Repente, Amor", como roteirista e produtora. A ambição de consolidá-las todas em seis episódios de 30 minutos acaba fazendo com que muito se perca no caminho, deixando o espectador desorientado.

O carisma de Sandra Oh é o arrimo da produção e, durante a maior parte do tempo, suficiente para que o tempo passe de maneira agradável. Como a primeira mulher —e não branca— a chefiar o prestigioso departamento de língua inglesa de uma fictícia universidade de alto nível, ela conjuga ternura e acidez na única personagem que supera os tons de caricatura.

A protagonista Kim Ji-yoon deixa, contudo, espaço para que ela chegue às mesmas nuances de uma Cristina Yang ou de uma Ece Polastri, que a tornaram uma estrela em "Grey's Anatomy" e "Killing Eve". Arredia e hesitante, ela passa de mulher determinada que cria uma filha, dirige um departamento acadêmico e inspira estudantes a mocinha que cede ao "amor".

De supetão, a série vai do clichê da mulher de sucesso profissional solitária (?) ao da que se torna cuidadora e abnegada. Como se apenas fosse possível uma coisa ou outra.

O melhor seria se "The Chair" se concentrasse na crítica ferina ao meio acadêmico e seu ringue de vaidades, terreno promissor para o drama. Mas ela se prende em um conflito raso entre jovens e velhos, como se fossem sinônimos de novo e superado.

A coisa que a série mais tenta desesperadamente ser é um comentário sobre a era do cancelamento. Embora oportuno, isso é abordado de forma trivial: um dia, o colega e melhor amigo de Ji-yoon, o professor-estrela Bill —Jay Duplass, de "Transparent"—, adolescente tardio, é filmado por alunos fazendo um gesto que remete à saudação nazista em sala de aula.

Logo a cena viraliza, e Bill é reduzido a "nazista". Daí se desenrola uma caça às bruxas com pretensas lições de moral, à qual o reitor pateta —David Morse, de "Dançando no Escuro"— assiste inerte, preocupado com as minguantes inscrições de alunos e o esvaziamento do caixa da instituição.

Por ridícula que seja a prática do cancelamento, ela não se dá em termos tão caricatos e maniqueístas como a produção propõe, e, ainda que o humor viva de exageros, os roteiristas não conseguiram extrair graça da situação.

Há alguns momentos de brilho. Boa parte deles se devem a Holland Taylor —que brilhou recentemente na morna "Hollywood"—, como Jean, a professora veterana que se recusa a deixar que seu status se esvaia. Outros, a uma hilária participação de David Duchovny, agora romancista —sim, é fato—, como professor convidado para atrair alunos.

As universidades, especialmente as americanas, são um mundo paralelo e oferecem idiossincrasias mais interessantes a explorar. "The Chair" consegue apenas citá-las, como um aceno que deixa o resto no ar.

Os seis episódios de 'The Chair' estão disponíveis na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.