Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona Séries

'Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado' ressuscita terror adolescente anos 90

Nova encarnação do título tenta renovar gênero, mas não oferece nada que consiga se desvencilhar dos clichês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a estreia de um capítulo novo de "Pânico" prevista para janeiro nos cinemas, "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado", que chega nesta sexta em forma de série ao Amazon Prime Video, não estará sozinha no intento de ressuscitar o terror adolescente sanguinolento para o novo milênio.

O subgênero que ganhou o público dos anos 1970 e 1980 e ficou conhecido como "slasher horror" —de "slash", cortar, forma como os personagens da trama costumam ser tratados, um a um, por um assassino em série— fez algumas incursões pela última década, mas nenhuma delas tão bem-sucedida como as duas "cinefranquias" que estouraram em meados dos anos 1990.

Com esta nova encarnação, a Amazon promete testar o filão em novos tempos, nos quais os encontros de adolescentes parecem ocorrer muito mais em ambientes virtuais do que em acampamentos ermos ou ruas soporíferas.

A história, dividida em oito episódios, continua a tomar como base o livro lançado por Lois Duncan em 1973. Trata de um grupo de adolescentes de uma cidadezinha que, ao concluírem o ensino médio, acabam por matar uma pessoa acidentalmente e, desesperados, dão fim ao cadáver.

Passado um ano, a turma que havia tomado rumos distintos se reencontra e, um a um, começa a ser ameaçada por um assassino com a mensagem que dá título à produção.

Daí por diante o espectador vai se entreter (1) tentando descobrir quem é o assassino (2) aguardando o próximo personagem a ser morto, sempre com um método heterodoxo.

Nesta versão de 2021, alguns elementos foram incorporados à trama: a morte no primeiro episódio tem uma ligação mais profunda e perturbadora com os personagens, e o enredo de perseguição foi levado ao ambiente majoritariamente digital em que passamos nosso tempo.

O efeito é que a constância com que a heroína se sente espreitada se torna muito mais aflitiva (e familiar) do que no original —somos rastreados, observados e chamados por mensagens o tempo todo, afinal.

Se o filme de 1997 reunia um elenco já alçado à condição de ídolos teen na época —Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe e Freddie Prinze Jr.— e trazia a assinatura de Kevin Williamson, que acabara de reavivar o gênero o ensopando de ironia em "Pânico", aqui o elenco ainda está por estourar.

Madison Iseman (Allison/Lennon), Brianne Tju (Margot), Ezekiel Goodman (Dylan), Ashley Moore (Riley) e Sebastian Amoruso (Johnny) fazem o trabalho que se espera deles, e, ainda que sem nada memorável, é possível que a série ganhe a sobrevida que teve no cinema. O elenco adulto, encabeçado por Bill Heck , está um passo aquém.

A versão de 2021 também oferece algo além em termos de drama familiar para tentar tirar os personagens da bidimensionalidade a que costumam estar condenados. Nada, porém, que consiga se desvencilhar dos clichês que costumam pulular em produções assim. Resta esperar por "Pânico".

'Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado' estreia nesta sexta (15) na Amazon Prime Video

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.