Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona series

'Estação Onze' faz do fim do mundo um poema visual sublime e reconfortante

Minissérie disponível no HBO Max faz mistura de gêneros intrincada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em "Estação Onze", o futuro é etéreo, o passado é uma sombra que pode assustar ou acolher, e o presente, tão reivindicado pelos personagens, existe apenas como ponto único de convergência entre os dois.

No ar desde dezembro, a minissérie do HBO Max baseada no livro da canadense Emily St. John Mandel é uma mistura de gêneros intrincada, tecida com paciência e esmero, a unir drama, teatro, distopia, épico e ficção científica para falar do que acontece depois que o mundo como conhecemos acaba.

Mackenzie Davis e Alex Friesen em cena da série 'Station Eleven', do HBO+
Mackenzie Davis como a atriz shakespeariana Kirsten em ‘Estação Onze’ - Divulgação

É também uma elegia visual sublime em suas cores, figurinos e quadros amplos que apresenta a arte como a expiação que nos resta.

Como Patrick Somerville, o autor, conseguiu isso tudo é um espanto. Algo de futurismo retrô norteava outras séries que ajudou a escrever, como "Maniac" (Netflix) e "The Leftovers" (HBO), mas aqui está sua obra-prima.

Para moldá-la, contou com uma equipe de diretores talentosos liderada por Jeremy Podeswa (de "O Conto da Aia"), um elenco afinado (Mackenzie Davis, Gael García Bernal, Himesh Patel e Caitlin FitzGerald) e um elo perturbador com nosso cotidiano.

O fim do mundo da série, afinal, sucede uma pandemia de gripe. Diferentemente daquela que conhecemos nos últimos dois anos, ela devasta a humanidade em algumas semanas, deixando os poucos sobreviventes às custas da sorte e talentos insuspeitos para reconstruir.

A trama se apoia nos laços entre seis personagens. Entre os artistas, estão o ator Arthur (García Bernal); Kirsten, a atriz-mirim que estreia em cena a seu lado (Davis, de "San Junipero", o episódio mais pop de "Black Mirror") e suas duas ex-mulheres —a colega de cinema Elizabeth (FitzGerald, de "Sucession") e a executiva e escritora Miranda (Danielle Deadwyler, fenomenal).

Há também seu melhor amigo, o narcisista Clark (David Wilmot) e o mais interessante deles, Jeevan, um espectador que vê Arthur se tornar a vítima zero da pandemia e depois acolhe Kirsten (Patel, do filme "Yesterday").

Ao narrar esses encontros a história salta ora para trás ora 20 anos adiante, quando a trupe da qual Kirsten faz parte leva encenações de Shakespeare aos pequenos e esparsos povoados remanescentes.

A Estação Onze do título é o cenário do livro de ficção científica escrito por Miranda, o qual a atriz carrega consigo desde que foi presenteada por Arthur e no qual procura o sentido de lar.

O exemplar se torna seu único material de leitura e reaparece nas palavras de um homem que se apresenta como profeta e lidera um séquito de crianças (Daniel Zovatto). Para ele, o passado deve ser apagado. Para ela, as memórias reconfortam, e as perdas que as marcam a fazem avançar.

A relação dos dois personagens com o livro é o que vai permitir ou não sua redenção e poderá abrir essa possibilidade aos demais. É curioso ver o roteiro elevar uma graphic novel ao lugar de um livro das revelações, tal qual religião, e suas múltiplas interpretações cabíveis.

Há muitas camadas no enredo circular de "Estação Onze", e percebê-las não pede esforço nem grande repertório (conhecer "Hamlet", porém, torna tudo mais prazeroso). É uma obra que triunfa principalmente na beleza, algo raro quando tratamos de fim de mundo e um contraste com as muitas produções recentes sobre o tema.

Quando não se veem zumbis nem anjos, quando a desgraça ou a esperança não turvam o horizonte, é possível até apreciar a existência humana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.