Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

'Abbott Elementary' evoca 'The Office', acerta no elenco e deve levar o Emmy

A série está merecidamente indicada a sete prêmios Emmy nesta temporada de estreia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Saudosos de "The Office" e "Todo Mundo Odeia o Chris" —quiçá as duas melhores sitcons da primeira década deste milênio— sentirão um calorzinho no peito ao assistir à nova "Abbott Elementary". Centrada em um grupo de professores de escola pública, a série está merecidamente indicada a sete prêmios Emmy nesta temporada de estreia.

De cara, porque o ator que fez o pequeno alter ego do comediante Chris Rock na série de 2005, Tyler James Williams, cresceu e interpreta o professor substituto Greg --leva tempo para perceber, mas um quê de Chris continua ali.

Depois, pelo formato "mockumentary" (falso documentário), no qual os personagens relatam seu dia a dia para as câmeras como faziam Michael Scott e cia em "The Office".

Cartaz de divulgação de série
Cartaz de divulgação da série Abbot Elementary' - Divulgação

A maravilha do roteiro de Quinta Brunson, que dobra o turno interpretando a professora Janine, é que, embora ele traga algo reminiscente na linguagem, seu olhar sobre os temas de fundo é muito atual.

Além disso, ao abordar o dia a dia de uma escola de ensino fundamental em uma grande (mas não imensa) cidade americana, Filadélfia, ela consegue familiaridade imediata com o público. A sala de aula, afinal, é universal.

Mas "Abbott Elementary" é cáustica, ainda que guarde os seus momentos de doçura. Dar aula para crianças em um ambiente de poucos recursos é uma corrida com barreiras, e a bondade genuína de sua personagem, Janine, muitas vezes a faz tropeçar.

Nesse sentido, com sua protagonista bem intencionada rodeada por personalidades esdrúxulas em um ambiente completamente mundano, "Abbott" se aproxima da série de Rock e de uma fórmula bem sucedida na TV aberta.

O resto da trupe é formado pelo ambicioso e galante Greg (o personagem de Williams), a experiente e altiva Barbara (Sheryl Lee Ralph), o aparvalhado Jacob (Chris Perfetti) e Melissa (Lisa Ann Walter), cujas conexões com a máfia estão sempre no ar. E, fazendo as vezes de Michael Scott, o chefe boçal e egocêntrico sem maior ambição de progresso, há a diretora Ava (Janelle James), que conseguiu o cargo após chantagear com fofocas o diretor de ensino local. A diversidade que as produções atuais exigem não roubou a naturalidade do grupo --aliás, quatro dos seis atores disputam o Emmy no mês que vem, e o elenco como um todo também foi indicado ao prêmio.

É curioso que Brunson tenha escolhido um formato consagrado para sua primeira grande produção.

Jovem --32 anos--, ela antes fez sucesso com vídeos curtíssimos sobre fictícios dates frustrados publicados em sua conta no Instagram e depois em esquetes no site Buzzfeed, populares nas redes sociais.

O ritmo dessas plataformas se faz ver na edição de "Abbott", na qual nenhuma palavra sobra e as cenas nunca se estendem para preencher tempo.

A comediante, que em breve aparecerá nas telas como Oprah Winfrey ao lado de Daniel Radcliffe, tem sido reverenciada como um dos grandes novos talentos do humor. Em um meio majoritariamente masculino, é um alento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.