Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu
Maratona

'O Conto da Aia' converge para a realidade e fica ainda mais angustiante

Série com Elisabeth Moss inspirada em livro de Margaret Atwood chega a penúltima temporada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Citada incessantemente como metáfora destes tempos estranhos ao longo de quatro temporadas, "O Conto da Aia" retornou neste quinto ano menos alegórica, mais realista e nem por isso sem sua incrível capacidade de angustiar.

Com parte grande da ação transposta para o Canadá, os fantasmas só parecem mais humanos e, por isso, mais assustadores. A cada nova leva de episódios, afinal, a ficção imaginada por Margaret Atwood e levada para as telas por Bruce Miller converge mais e mais com o noticiário (vide iranianas queimando hijabs na semana que passou).

E June, a heroína —no sentido literário, de passar pela principal jornada de transformação da história—, está longe de ser impoluta como são tantos mocinhos e mocinhas.

Suas provações são bem concretas, sua raiva tem consequências sinistras e sua vingança não é só uma ideia. É uma extrapolação do que o pessoal costuma chamar, ironicamente, de "ódio do bem" —porque seu alvo é considerado legítimo por muitos, estaria okay pular etapas e trocar a Justiça e os meios convencionais pelo justiçamento.

A interpretação de Elisabeth Moss, praticamente um nervo exposto em cena, produz uma personagem arrebatadora.

O sofrimento de June é tão brutal que o espectador afunda com ela até se ver acuado pelos mesmos dilemas. Matar não é solução, e a epifania tardia custa à personagem a decepção de seu séquito.
Inconformadas com o fato de a vingança prometida se limitar ao algoz da líder, as aias fugidas cobram
da protagonista a continuidade do extermínio em Gilead.

Cenário de quase a integralidade das demais temporadas, o país fundado por radicais religiosos é apresentado agora muito mais como uma ideia do que como um lugar.

A primeira mostra disso é a cena em que uma das mentoras da partição e do sistema de exploração sexual de Gilead, Serena Joy (a estupenda Yvonne Strahovski), descobre ter apoiadores —e não poucos— no liberal Canadá.

Viúva, seus poderes de oratória, persuasão e manipulação política não encontram mais o limitador que era Fred (Joseph Fiennes), cujas inteligência e ambição foram sempre menores que as da mulher.

A segunda prova está na própria June, que como nas tragédias gregas não consegue fugir do destino, e talvez nem o queira. A questão da expiação, expressa no mote desta temporada ("alguns pecados não há como purificar"), se mostra forte na hesitação da personagem com a vida nova.

Resta ver qual papel a série guarda para Tia Lídia, uma das vilãs mais nefastas da dramaturgia recente, agora ressentida com seus mestres.

A capitã das vigilantes morais de Gilead estará na derivação da série, "Os Testamentos", inspirada na sequência literária publicada por Atwood em 2019 e localizada 15 anos após os acontecimentos do livro original. Antes, porém, as mulheres atravessarão mais uma temporada, a sexta, confirmada pelos produtores da série ao lançarem a atual.

A expectativa, a menos que algum produtor surja com uma ideia mirabolante, é ser a derradeira.

‘O Conto da Aia’ tem episódios novos a cada domingo no Paramount+; "Os Testamentos" foi publicado no Brasil pela Rocco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.