Luís Francisco Carvalho Filho

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luís Francisco Carvalho Filho
Descrição de chapéu Folhajus

Utopia negativa

Supremo manda recados para Bolsonaro e Witzel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ADPF das Favelas, como foi batizada a ação movida pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) no Supremo Tribunal Federal, para inibir ações policiais nos morros cariocas durante a pandemia, é um sinal constrangedor da utopia negativa que prevalece no Brasil.

Não é obra de ficção.

Só facínoras são capazes de usar helicópteros em área residencial como plataforma de tiro e terror. Só facínoras promovem tiroteio de balas perdidas na vizinhança de escolas e hospitais. Só agentes corruptos e assassinos apagam os vestígios das ocorrências.

O Supremo invadiu esfera típica de governo porque, no Rio de Janeiro, mais do que em qualquer outro lugar, deixou de existir normalidade institucional em matéria de segurança pública. É talvez a pior polícia do Ocidente.

Nem nas guerras entre países se toleram tantos desvios de conduta. Por isso, mesmo sendo desnecessário tecnicamente, o Supremo reafirma o dever de o Ministério Público investigar as violações cometidas.

A cautelar concedida pelo plenário do STF tem efeito meramente retórico, mas alcança a aliança ideológica que venceu as eleições no Brasil em 2018. Wilson Witzel e Jair Bolsonaro estão circunstancialmente afastados, mas o governador sempre cumpriu aquilo que o presidente promete e almeja —confronto armado como política pública.

Para Witzel, acuado pelo processo de impeachment, a decisão é demolidora. Cria protocolos a serem seguidos. Mesmo indeferindo, "por ora", o pedido de apresentação, em 90 dias, de um plano para redução da letalidade policial, o Supremo estabelece, indiretamente, a obrigação moral de reduzi-la.

Witzel sorri e Bolsonaro dá risada
Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil - Mauro Pimentel/AFP

O voto vencido do ministro Gilmar Mendes é para que o governador do Rio de Janeiro se abstenha "de proferir manifestações que incitem a prática de crime ou façam apologia de fato criminoso", sob pena de ser responsabilizado. Não é ficção.

A decisão também atinge Bolsonaro e sua legião de seguidores, formada por corporações policiais e militares e pela bancada da bala. Ele vê com naturalidade o descontrole da violência policial. Ele e seus filhos sempre homenagearam torturadores e milicianos. Jair fala como um tira corrupto: este é o seu principal sotaque.

Na mesma semana, outra ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental), movida por outro partido político, a Rede Sustentabilidade, permitiu outro recado do STF (com efeitos meramente retóricos também) para Bolsonaro.

É verdade que o ministro da Justiça foi poupado, apesar da sua melancólica cumplicidade, e que o conteúdo do tal relatório antifascista permanece em sigilo, apesar da ilegalidade declarada, mas a decisão, contra a república dos arapongas e seus desvios de finalidade, liga um farol amarelo para o sistema de "inteligência" ambicionado pelo presidente.

Paradoxalmente, Bolsonaro vive seu melhor momento conforme o Datafolha. A estupidez, os desacertos e os desaforos de todos os dias não são suficientes para impedir o crescimento de sua popularidade.

Pessoalmente retraído pelas suspeitas que atingem sua família, mas sem deixar de conspirar contra os alicerces da democracia, e, com a máquina orçamentária e administrativa nas mãos, azeitando-se, gastando mais com militares e menos com saúde e educação, Jair Bolsonaro trabalha para se reeleger.

Além da perplexidade, no campo oposicionista há apenas a judicialização oportuna das diferenças políticas. É pouco. Não há ninguém para enfrentá-lo?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.